Arquivo da tag: Eleições 2010

Enquete: Havendo, qual a possibilidade do segundo turno?

Havendo segundo turno nas eleições 2010, no Maranhão, quem estará na disputa? Roseana Sarney e Jackson Lago; Flávio Dino e Roseana Sarney; ou Jackson Lago e Flávio Dino? Eis a pergunta ao lado.

Lembrando que, por ser enquete, as respostas não tem valor científico. Porém cada eleitor poderá votar apenas uma vez, de forma que a enquete não seja fraudada.

Zé Reinaldo e João Alberto: peixes grandes começam a ser julgados daqui a pouco

Zé Reinaldo Tavares
Zé Reinaldo Tavares
Daqui a pouco o Tribunal Regional Eleitoral começa a julgar os casos dos chamados peixes grandes.

O primeiro caso a ser analisado pelo TRE é do ex-governador e candidato ao Senado José Reinaldo Tavares (PSB), da coligação “Muda Maranhão”.

João Alberto
João Alberto
Em seguida será a vez do candidato a senador pela coligação “O Maranhão Não Pode Parar”, João Alberto de Sousa (PMDB).

Também serão julgados o deputado estadual Fufuca Dantas(PMDB), (que já colocou o em seu lugar, o filho, André Fufuca) e o candidato a deputado federal Ildon Marques de Sousa, ambios da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”.

Alexandra Tavares: “Tenho o apoio incondicional de José Reinaldo”

Alexandra Tavares
Alexandra 'A Grande'

Candidata pelo PSB a uma vaga na Câmara Federal, Alexandra Tavares disputa sua primeira eleição. Se eleita, poderá surgir como uma nova liderança política no Estado.

Em entrevista ao blog, Alexandra disse que acredita na sua eleição e que assim poderá continuar sua luta em favor do Maranhão, como fez quando foi primeira dama e secretária de Estado.

“A Grande” como ficou conhecida afirmou que tem o apoio incondicional de seu ex-marido, o ex-governador e candidato ao senado, José Reinaldo Tavares.

Considerada uma mulher bonita e muito simpática, Alexandra acredita que beleza não é fundamental numa campanha e que ser simpática, educada e tratar bem as pessoas é de sua natureza.

“ Eu nunca combati o grupo Sarney por política, eu faço por ideal, pelo que eu acredito”.

Abaixo a entrevista:

-A Srª tem o apoio de seu ex-marido, o ex-governador José Reinaldo Tavares ?

Sim, apoio total e incondicional, mas um apoio como uma candidata, como vários outros que nós temos e que vem o apoiando, e acredito que a recíproca dele é verdadeira de querer montar uma bancada forte, tanto estadual como federal. E eu venho para contribuir com ele nesse projeto.

– A coligação que a Srª faz parte, ajuda na sua eleição?

Acredito que sim, nós temos um quadro muito bom de candidatos. Nossa coligação é muito forte, seria melhor ainda se o PT estivesse, já que somos companheiros da mesma luta, do mesmo ideal e do mesmo discurso. É uma coligação que tem candidatos fortes, de expressão e de credibilidade.

– O tom de sua campanha será de enfretamento ao grupo Sarney?

Eu nunca combati o grupo Sarney por política, eu faço por ideal, pelo que eu acredito. O rompimento que houve no governo José Reinaldo, houve em função de uma necessidade de governabilidade. Zé Reinaldo precisava governar e ele não estava tendo condições e nem espaço para isso. E eu vou continuar lutando por aquilo que eu acredito e que eu acho que é importante para o maranhão e para o seu desenvolvimento, a exemplo do que fiz no passado, como primeira-dama, como secretária de Estado. Agora quero com um mandato ter mais legitimidade para poder está levando isso adiante. A minha linha continua a mesma de sempre porque essa é a minha natureza e é nisso que eu acredito.

– O que a Srª pensa sobre o futuro político do Maranhão?

Meu pensamento é verdadeiramente de mudança, porque tudo exige um processo. O rompimento que se deu no governo Zé Reinaldo, permitiu, com a eleição de Jackson Lago, não mais a continuidade de um rompimento e sim de uma nova fase, só que infelizmente essa fase foi interrompida. Agora precisamos retomar isso e dar continuidade aquela nova fase, fazer a renovação e fazer valer a democracia. Enquanto o grupo Sarney estiver no governo, a governabilidade não existe. Esta é a nossa grande luta.

-A cassação de Jackson Lago deve influir nessa eleição de que forma?

O sentimento das pessoas hoje é muito maior, não é mais só um sentimento de indignação, é também um sentimento de raiva. As pessoas estão muito revoltadas pelo fato de terem invalidado seus votos. Se eles tivessem sido mais democráticos, esperassem as eleições, talvez fosse mais favorável. Mas eles despertaram um sentimento de muita raiva na população que se sentiu agredida. Eu acredito que esse cenário acaba sendo favorável para a oposição.

– A Srª é considerada uma mulher bonita e simpática, isso ajuda na hora do voto?

Acredito que beleza não seja algo fundamental numa campanha, mas simpatia, educação e tratar bem as pessoas é algo que deve ser inerente do ser humano. Eu sou simpática com todas as pessoas e sempre gostei de tratá-las bem, é algo que faz parte de mim.

Vale tudo: Traições, acordos e conspirações para chegar ao Senado

Roberto Rocha está sob a suspeita de acordos
O deputado federal e candidato ao Senado, Roberto Rocha, tem a obrigação de dar satisfação ao seu eleitor e principalmente, ao povo do Maranhão, diante dos últimos gestos por ele praticados. Entre eles o de ter retirado de seu discurso as duras criticas ao grupo Sarney.

Outro ponto que precisa ser esclarecido é sobre um possível acordo entre ele (Roberto Rocha) e a família Sarney. O assunto já foi ventilado por vários jornalistas, e parece ter consistência.

Para se ter idéia da magnitude do acordo, fonte segura afirmou ao blog que o próprio José Sarney foi quem liderou o acordo.

O presidente do Senado teria reunido cerca de dez prefeitos aliados da governadora Roseana e pedido o segundo voto de senador para Roberto Rocha.

Turbinar a candidatura de Rocha e garantir sua eleição seria a única saída encontrada pelo grupo Sarney para impedir que Zé Reinaldo seja eleito Senador da República.

Segundo a fonte do blog, o acordo vai além. Para lograr êxito no processo de aleijamento da candidatura Reinaldista, o grupo Sarney teria jogado pesado:

Além de prometer que faria Roberto Rocha senador, ainda prometeram que o tucano seria o sucessor de Roseana ao Governo do Estado, em 2014. Realizando, assim , o sonho de Rocha de comandar o Maranhão.

O fator Duda Mendonça

O acordo teria sido avalizado e celebrado com as bênçãos do guru e marqueteiro da campanha de Roseana, Duda Mendonça.

Duda é amigo de Roberto Rocha e estranhamente também será ele que fará a campanha do Tucano ao Senado.

Vale lembrar que foi Roberto quem intermediou as negociações para que Duda Mendonça fizesse a campanha de João Castelo para prefeito de São Luís em 2008.

Rocha x Zé Reinaldo

O experiente deputado federal Roberto Rocha parece confiar na palavra do líder do grupo Sarney e dá sinais de que entrou na jogada.

Prova disso, é que ele e Zé Reinaldo não andam se cheirando muito bem. O mal estar entre os ex-aliados está sempre nas pautas da imprensa. E é notório.

Quem não tem voto vai de tapetão, diz Zé Reinaldo‏

Da assessoria de Zé Reinaldo

O candidato ao Senado José Reinaldo Tavares (PSB), ex-governador do estado, classificou a impugnação de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) como um ato antidemocrático e de “desespero da oligarquia”.

A ação foi protocolada pelo candidato a deputado estadual Raimundo de Oliveira Sobrinho (PTN), que faz parte da coligação liderada por Roseana Sarney (PMDB). Para Zé Reinaldo, o candidato foi usado como ‘laranja’ para cumprir a tarefa ordenada por Sarney e a filha.

“Quem não tem voto, vai de tapetão. Estão querendo tirar minha candidatura porque não querem disputar eleição, querem ganhar no tapetão. Não estou incluído em nenhum caso da Lei Complementar 135/2010, pois não fui processado criminalmente, nem por improbidade ou abuso de poder econômico.

O processo ainda tem pendência jurídica à decisão do STJ e do STF”, explicou Zé Reinaldo. Ele lembrou ainda que todos os ex-governadores recebem o mesmo benefício, entre eles José Sarney.

Zé Reinaldo afirmou que a tática antidemocrática utilizada pelo grupo Sarney no Maranhão se repete no Amapá. “Lá, foram novamente em cima de João Capiberibe usando o mesmo projeto fajuto que o cassou e a mulher Janete Capiberibe.

Sabem que não ganham dele, que é um homem de bem e querido pelo povo e então usam o tapetão. Quem não tem votos vai de tapetão!”, enfatizou, citando ainda a nova tentativa de cassar a candidatura de Jackson Lago (PDT) ao governo.

O candidato a senador pelo PSB disse também que o candidato e autor da ação foi usado como ‘laranja’ pela família Sarney. “Usaram para fazer a denúncia contra mim um sujeito conhecido da justiça que eles usam como faz tudo da Roseana”, disse durante entrevista que pode ser visualizada na íntegra no site YouTube.

No Twitter, ele escreveu ainda que o grupo Sarney está incomodado com o crescimento da sua campanha e por isso recorreu à impugnação. De acordo com ele, o povo do Maranhão saberá dar a resposta ao grupo político que domina o estado por mais de quatro décadas.

“Tava demorando. Desesperada com o crescimento de nossa candidatura, a oligarquia resolveu partir para a baixaria. Alardeiam na sua rede de intrigas uma tal impugnação à nossa candidatura . Mas já estamos acostumados a esse tipo de baixaria. O povo saberá dar a resposta”, twittou Zé Reinaldo.

O que diz a Lei Complementar

Pela Lei Complementar 135/2010, a Lei da Inelegibilidade, a inelegibilidade de um candidato pode ser pedida por qualquer partido político, coligação, candidato ou pelo Ministério Público Eleitoral perante a Justiça Eleitoral.

Essa representação deverá ser feita por meio da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e deve relatar fatos e indicar provas, indícios e circunstâncias.

Os crimes eleitorais previstos são: uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico; abuso de autoridade; uso indevido de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidato ou partido político.

No caso de a ação ser julgada procedente, a Justiça Eleitoral declara a inelegibilidade do acusado.

Jackson inicia campanha pelo Estado na Região Tocantina

Jackson Lago
Candidato da coligação O Povo é Maior
Jackson Lago, candidato ao governo do Estado nas eleições deste ano pela coligação “O Povo é Maior”, inicia efetivamente sua campanha pelo interior do estado nesta quinta-feira pela região Tocantina.

Ao desembarcar em Imperatriz na tarde desta quarta-feira, 14, Jackson Lago e Edison Vidigal, um dos dois candidatos ao Senado pela coligação, foram calorosamente recepcionados por um grupo de lideranças do município e da região.

Junto com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), Jackson Lago e Edison Vigidal seguiram para a Praça da Cultura, no centro de Imperatriz, onde participaram da abertura oficial da programação de aniversário da cidade que comemora 158 anos nesta sexta-feira, 16.

O candidato foi bastante aplaudido pelos jovens presentes no local que prestigiaram o início das festividades comemorativas.

Ao lado do prefeito Madeira, o pedetista e o candidato ao Senado participaram ainda da entrega dos prêmios aos vencedores do concurso de fotografia e artes plásticas que este ano teve como tema “Imperatriz 158 anos – Cidade do Meu Coração”.

Até a próxima terça-feira o candidato da coligação “O Povo é Maior”, que reúne PSDB, PDT e PTC, visitará 17 municípios da região Tocantina. A itinerância de campanha do candidato pela região começa pelo município de Senador La Roque, nesta quinta-feira, 15, e se encerrará em Alto Parnaíba, na próxima segunda-feira.

Nesse primeiro roteiro o candidato à reeleição percorrerá mais de 1.400 quilômetros de estrada a partir do município de Imperatriz.

Em seu contato com as lideranças políticas e comunitárias da região, Jackson Lago reafirmará seu projeto de governo do Maranhão sustentado, sobretudo, na participação popular e na descentralização administrativa, marcas que imprimiu no curto período em que esteve à frente do Executivo.

Na região Tocantina o trabalho desenvolvido pelo governador nesse período tem grande reconhecimento da população que deseja que seja reparado nas urnas em outubro o golpe judicial que o depôs do mandato outorgado pela vontade expressa nas urnas.

Valdinar Barros participa de encontro da Contag, em Brasília, que oficializou apoio à Dilma Rousseff

Da Agência Contag de Notícias

Valdinar Barros de camisa vermelha, atrás de Dilma Rousseff
Valdinar Barros no encontro da Contag, que oficializou apoio à Dilma

O deputado Valdinar Barros (PT-MA) participou ontem, 13, em Brasília, do encontro da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, que oficializou apoio à candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT).

O ato público reuniu cerca de 600 trabalhadores (as) rurais de todo o País. O presidente Alberto Broch entregou à candidata um documento com uma análise da realidade do campo e as demandas do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR). “Nós elaboramos contribuições para serem incorporadas à plataforma eleitoral e ao programa de governo da nossa candidata”, afirmou Broch.

O presidente da Contag sustentou que a candidatura Dilma Roussef representa a continuidade de um projeto que garantiu importantes conquistas para a classe trabalhadora rural brasileira.

Ele destacou os avanços dos últimos oito anos e reforçou a necessidade de aprofundar e ampliar o modelo liderado pelo presidente Lula.

O vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, e a secretária de Mulheres da CUT, Rosane Silva, também compareceram ao ato político e defenderam a importância de os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade apoiarem a candidatura Dilma Roussef.

A candidata foi ovacionada pelas lideranças sindicais do MSTTR com o coro de ‘Brasil pra frente, Dilma presidente’.

Ela defendeu a importância da agricultura familiar para garantir as políticas de segurança e soberania popular e assumiu o compromisso de trabalhar para seu fortalecimento. “Nós defendemos um Brasil Rural com gente. Não podemos aceitar que o nosso campo se transforme em um deserto verde”, afirmou.

Ela também assumiu o compromisso de dobrar o número de famílias atendidas pelo Pronaf e garantiu a manutenção do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A candidata também sustentou que a reforma agrária é uma necessidade do País: “A questão fundiária no Brasil é uma questão econômica e social. Vamos aumentar ainda mais o número de assentados e combinar a distribuição de terras com o desenvolvimento dos assentamentos.”

O ato político promovido pela Contag contou, ainda com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do presidente nacional do PT José Eduardo Dutra, de mebros da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.

Por que a Pajero Full usada por Roberto Rocha não consta em sua declaração de bens? Seria alugada? Seria de um amigo?

Pajero Full
A Pajero Full usada por Roberto é semelhante a do modelo da foto acima

O jornalista Luís Cardoso informa em seu blog, desde o dia 12 deste mês, a declaração de bens dos principais candidatos que vão concorrer às eleições de outubro, nos mais diferentes cargos.

Hoje, Cardoso publicou a declaração de bens dos candidatos ao Senado.

Chamou-me a atenção a declaração disponibilizada ao TSE pelo candidato ao Senado Roberto Rocha, não pelos R$ 277.634,30, em bens e dinheiro, mas por aquilo que, talvez, não tenha sido declarado.

Na verdade, observando atentamente lista de bens de Roberto Rocha declarada ao TSE, senti falta de uma coisinha: o seu utilitário Mitsubishi Pajero Full, que, zero km, pode custar mais de R$ 200 mil.

Roberto Rocha sempre é visto numa Pajero Full de cor prata, dirigida por seu motorista. A pergunta serve para esclarecer se o utilitário é de sua propriedade, se é apenas alugado ou emprestado.

Declaração de bens de Roberto Rocha

A Pajero Full usada pelo candidato ao Senado seria alugada ou emprestada?
1 – AÇÕES ORDINÁRIAS DA L R EMPREENDIMENTOS AGRICOLASAções (inclusive as provenientes de linha telefônica) R$ 125.899,58

2 – AÇÕES ORDINÁRIAS NOMINATIVAS, DA AGROPECUARIA SÃO Ações (inclusive as provenientes de linha telefônica) R$ 23.211,72

3 – PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL SOCIAL DA CINDEL Outras participações societárias R$ 2.500,00

4 – PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL DA EMPRESA RADIOVALE – Outras participações societárias R$ 640,00

5 – PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL DA FIRMA RÁDIO RIBAMAR LTDA.Outras participações societárias R$ 20.000,00

6 – UM AUTOMOVEL MARCA CHEVROLET MODELO VECTRA ANO Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, R$ 60.000,00

7 – PARTICIPAÇÃO NO CAPITAL SOCIAL DA EMPRESA RÁDIO E Outras participações societárias R$ 1,00

8 – SALDO EM CONTA CORRENTE NO BB C/C 298670-1 Depósito bancário em conta corrente no País R$ 15.382,00

9 – UM AUTOMOVEL MARCA NISSAN MODELO SENTRA ANO 2009 Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, R$ 30.000,00

Total: 277.634,30

Serra pede apoio a Jackson e diz que trabalhará para o Maranhão como se fosse seu Estado

Da assessoria de Jackson Lago

José Serra e Jackson Lago
José Serra abraça Jackson Lago após pronunciamento
“Trabalharei para o Maranhão como se fosse o meu Estado e tendo Jackson como companheiro”, disse o candidato a presidente da República, José Serra (PSDB), logo após receber o título de cidadão ludovicense, em sessão solene da Câmara Municipal de São Luís realizada na sede da Associação Comercial do Maranhão.

José Serra foi recebido pelo candidato da coligação “O Povo é Maior”, Jackson Lago (PDT); pelo prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB); pelos candidatos ao senado, Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB; e várias lideranças políticas e comunitárias, no meio da tarde desta terça-feira, no aeroporto Cunha Machado.

Serra seguiu direto em comitiva para receber o título, concedido pelo legislativo municipal a partir de proposição do vereador Francisco Viana (PSDB).

Em seu discurso, Viana justificou o requerimento, aprovado unanimemente pelos vereadores, como reconhecimento pelas ações desenvolvidas por José Serra enquanto parlamentar e , sobretudo, à frente do Ministério da Saúde.

Destacou a campanha anti-fumo e a luta contra a indústria dos remédios ao instituir o medicamento genérico, acessível aos mais necessitados.

Serra lembrou que esteve no Maranhão na viagem pelo país que empreendeu como presidente da União Nacional dos Estudantes, quando a instituição era uma frente de luta não agregada a partidos ou governos.

O candidato a presidente pelo PSDB, partido que integra junto com o PDT e PTC a coligação “O Povo é Maior”, Jackson Lago destacou a trajetória de Serra que teve a coragem de enfrentar os poderosos grupos do fumo e do medicamento para dar saúde para o povo brasileiro. “Nós precisamos de Serra para mudar o Maranhão. De um lado está o sarneísmo, com seu atraso; do outro estamos nos com o Serra.