Arquivo da tag: Roseana Sarney

JN critica Roseana até por lixo não ser mais levado pela maré…

Do Atual7

‘As vítimas de boas intenções continuam sendo vítimas’, diz Trevor Karsdale, em seu ensaio The Pain of Reason, publicado em 2010. Quatro anos depois do lançamento da edição, o dito por Karsdale continua vivo, e pode ser perfeitamente aplicado ao que vem sofrendo a população maranhense, diante da série de reportagens produzidas há dias pelas principais redações do país, num plano que nada tem a ver com o já cansado discurso de ‘libertação do Maranhão’.

Seguindo o amadorismo dos advogados do Estadão e da Folha de São Paulo, nem mesmo os altos padrões Globo de produção e jornalismo – e os profissionais de seu principal programa, o Jornal Nacional – puderem evitar o deslize que pouco a pouco vem consumindo outras mídias do Sul, que na vingança contra os Sarneys no Maranhão e o sonho de tirar PT da presidência da República, vem caindo em sua própria cilada.

Foi exatamente isso que ocorreu na reportagem veiculada na última quarta-feira (15), no JN. Na falta de apresentar novas pautas sobre coisas negativas do Maranhão para o país, o repórter Tiago Eltz criticou o fato de uma obra do Governo do Estado, a Avenida IV Centenário – que levará o progresso para os moradores dos bairros da Liberdade, Camboa, Alemanha e adjacências -, estar servindo como uma espécie de barreira para a maré, que não pode mais ‘limpar a região’ – isto mesmo, levar o lixo para as praias e leito dos rios, como ocorria nas administrações anteriores – desde que a obra começou a ser construída pela gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB). Foi a defesa de um verdadeiro crime contra o meio ambiente.

Em tom apelativo, repórter da Globo critica o Governo do Estado, reclamando sobre o fato de lixo jogado por moradores não estar mais sendo levado pela maré. Foto: Reprodução
Em tom apelativo, repórter da Globo critica o Governo do Estado, reclamando sobre o fato de lixo jogado por moradores não estar mais sendo levado pela maré. Foto: Reprodução

Ainda na reportagem criminosa, a Rede Globo tratou de esconder que a responsabilidade pelos palafitas é exclusiva e legalmente da Prefeitura de São Luís, e que, numa parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, centenas de famílias que habitavam neste tipo de moradia foram realocadas para as unidades habitacionais do PAC Rio Anil.

Abaixo, o momento em que a reportagem do Jornal Nacional defende que o lixo jogado pelos próprios moradores volte a ser levado pela maré, ‘limpando a região’. Em seguida, a forma como a Prefeitura de São Luís agiu – na época comandada por quem Flávio Dino afirmou ser uma honra ter no mesmo palanque em outubro próximo – para que os necessitados deixassem de morar nas áreas do mangue.

Diferente do ação do Governo do Estado, a Prefeitura de São Luís não indenizou nem realocou os moradores que viviam abaixo da linha da pobreza em palafitas no bairro da Ilhinha. Omissão tanto da gestão anterior, quanto na do petecista Edivaldo Holanda Júnior.

Atenção! As duas gravações e a fala apelativa do repórter Tiago Eltz são extremamente fortes.

Gurgel vai terminar mandato sem julgar processo que pede a cassação de Roseana

Atual7

‘Sentado’ há mais de nove meses sobre o recurso em que o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), pede cassação de Roseana Sarney (PMDB) e de seu vice-governador, Washington Oliveira (PT), por crime eleitoral – e há quase três anos no caso do procedimento criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não se envergonhou, nessa terça-feira (28), ao afirmar ‘estar frustrado’ apenas por não poder participar da conclusão do julgamento do mensalão.

Gurgel engaveta processo que pede a cassação de Roseana Sarney e do seu vice há meses. Foto: Reprodução
Gurgel engaveta processo que pede a cassação de Roseana Sarney e do seu vice há meses. Foto: Reprodução
‘Fica [uma frustração], claro que fica. Mas o Ministério Público, na verdade, é impessoal. Então o colega ou a colega escolhido para novo procurador-geral dará continuidade sem qualquer diferença a esse [mensalão] ou outro trabalho’, disse.
Apesar de que a demora no processo que julga os réus condenados no processo do mensalão não pode ser atribuída ao PGR, Roberto Gurgel acabou se contradizendo ao não ter o mesmo ‘sentimento’ de frustração quanto a estar protegendo a filha do ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) em troca do mesmo favor.

Na questão, o procurador não conclui seu parecer à cassação de Roseana, enquanto Sarney dá segurança à Gurgel, na hipótese de eventuais ataques de réus do mensalão durante o julgamento.

Explica-se: como o impeachment do PGR é competência do Senado, e o presidente da Mesa, não raro, arquiva liminarmente pedidos de impeachment contra autoridades [ministros do Supremo, PGR etc], Sarney protegeria Gurgel diante de pedidos de impeachment, como o protocolado pelo ex-deputado Aderson Lago, primo do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morto em 2011, e que era opositor ao grupo Sarney.

Leia mais no Atual7.

Enquete: Havendo, qual a possibilidade do segundo turno?

Havendo segundo turno nas eleições 2010, no Maranhão, quem estará na disputa? Roseana Sarney e Jackson Lago; Flávio Dino e Roseana Sarney; ou Jackson Lago e Flávio Dino? Eis a pergunta ao lado.

Lembrando que, por ser enquete, as respostas não tem valor científico. Porém cada eleitor poderá votar apenas uma vez, de forma que a enquete não seja fraudada.

“Estou orgulhosa, confiante, preparada para essa batalha que começa agora” afirma Roseana durante convenção

Roseana Sarney (PMDB) e sua chapa de mãos dadas

Do Imirante

A candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney foi confirmada na manhã de hoje, em convenção do PMDB, realizada no Centro Recreativo Social do Ipem.

Foi confirmado, também, como vice-governador, o deputado federal Washingon Luiz, do PT. Pela coligação majoritária, com 16 partidos – PMDB, PT, PTB, PP, PV, PR, PSC, PRB, PRP, PRTB, PSDC, PSL, PHS, PMN, PTN e PTdoB -, foram confirmadas as candidaturas de João Alberto (PMDB) e Edison Lobão (PMDB) para o Senado Federal.

Estiveram presentes militantes de todos os partidos que estão na chapa de Roseana Sarney, secretários do atual governo, deputados estaduais, deputados federais, além do senador José Sarney (PMDB).
O primeiro a discursar foi Washington Luiz (PT), que destacou os programas do governo de Roseana Sarney no Maranhão, como o Meu Primeiro Emprego, Viva Luz, Viva Água e valorização da educação profissionalizante.

“Esses programas devem continuar.[…] Vamos levar Dilma à presidência, vamos eleger Roseana, eleger João Alberto e Edison Lobão para o Senado. Sabemos que a luta é dura, mas vamos em frente”, finalizou.

Em seguida, o candidato ao Senado, João Alberto discursou, relembrando os anos de militância política ao lado do senador José Sarney e da governadora Roseana Sarney. “Olhamos para o passado e vemos o quanto Roseana já fez. Mas agora temos que olhar para frete para fazer muito mais pelo Maranhão”, ressaltou.

Também discursou o candidato a senador Edison Lobão. “Por três anos eu trabalhei com ele (Lula) e com ela (Dilma Rousseff), os dois se confundem em competência. Ela sendo eleita a presidente, e será, continuará essa grande obra no país”, disse Lobão. “Eu não quero falar dos adversários. Mas eles poderiam estar nesse palanque.

Não estão não porque não queremos, mas por intolerância deles. Porque eles cultivam o ódio. Nós governamos para o povo, com amor”, declarou.
Roseana Sarney, em seu primeiro discurso como candidata à reeleição ao governo do Estado do Maranhão, falou sobre as ações que tem desenvolvido há um ano, nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, entre outras.

Ela reforçou, durante todo o seu discurso que “é para continuar esse trabalho que nós vamos ganhar essa eleição!”. A candidata do PMDB declarou o apoio à Lula e a Dilma Rousseff e destacou o apoio de todos os 16 partidos da aliança.”Com todos vocês seremos imbatíveis nessa eleição! […] Estou orgulhosa, confiante, preparada para essa batalha que começa agora. Que a partir de 6 de julho, tomará conta das ruas de São Luís, Caxias, Bacabal, Coelho Neto, com nossos projetos.[…] Vamos fazer uma campanha limpa, honesta.

Não faço campanha suja.[…] Na união está a nossa força! Nós temos tudo para construir uma grande vitória, para fazer um grande governo!”, finalizou.

Um jogo de xadrez complicado

Tabuleiro de xadrez das eleições
Nesse complicado jogo de xadrez, qual rei cairá primeiro no tabuleiro?

Com a decisão do TSE pela validade da lei do Ficha Limpa para políticos condenados antes de sua promulgação, o ex-governador Jackson Lago parece ter recebido seu segundo cheque – mate do grupo Sarney nesse complicado jogo de xadrez iniciado nas eleições de 2006, quando ele, Jackson, deu o primeiro cheque – mate do jogo, derrotando Roseana nas urnas.

Depois veio o troco. Primeiro, o pedetista foi cassado pelo TSE por abuso de poder político e econômico, deixou o Palácio dos Leões e viu sua adversária se tornar governadora.

Agora, veio o tiro de misericórdia. Com a decisão do TSE sobre a Lei ficha limpa, Jackson Lago está inelegível e não poderá se submeter novamente à vontade popular, através do voto.

Mas nem tudo está perdido na cabeça do ex-governador e de seus aliados. Jackson Lago disse que vai recorrer ao Supremo e diz ter certeza na reviravolta desse jogo complicado que dispõe de outras jogadas e jogadores, como a candidatura do deputado federal Flávio Dino, este, talvez, muito mais perigoso.

Daqui a pouco, às 17.30h, Jackson Lago concede uma coletiva no novo comitê do PDT, no olho d’Água, onde funcionou o comitê de João Castelo nas eleições de 2008 para prefeito.

Qual rei cairá primeiro no tabuleiro? Façam suas apostas.

PT do Maranhão quer anular apoio do diretório nacional a Roseana Sarney

Filiados e dirigentes do PT no Maranhão querem anular decisão do Diretório Nacional do PT, que resolveu apoiar a candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo do Maranhão. Para garantir a decisão tomada pelo diretório regional, em março deste ano, eles ajuizaram Mandado de Segurança, com pedido de liminar, no Tribunal Superior Eleitoral – TSE. O relator é o ministro Hamilton Carvalhido.