Arquivo da tag: Flávio Dino

Condenação no TCU poderá tornar Flávio Dino inelegível até 2022

Do Atual7

A pouco menos de oito meses das eleições de 2014, o [ainda] presidente da Embratur, Flávio Dino, acostumado a usurpar a fama de herói da moral e da ética, pode ver seu sonho de disputar [novamente] o governo estadual descer pelo ralo e parar no esgoto da corrupção.

Embora os questionamentos da CGU a um contrato superfaturado tenham sidos respondidos pela área de informática da Embratur, caberá ao Tribunal de Contas da União – para onde os documentos serão encaminhados – julgar o caso e dar a decisão final. Se condenado pelo TCU, o comunista será enquadrado automaticamente na Lei da Ficha Limpa, podendo concorrer novamente a algum cargo público somente em 2022. A confirmação está nas próprias notas emitidas pelo PCdoB [item 4], pelo Instituto Brasileiro de Turismo [item 5] – e pela própria ‘certidão negativa’ da CGU, tão logo o caso veio a tona.

RÉU O ainda presidente da Embratur, Flávio Dino, que terá as contas de 2012 julgadas pelo TCU. Foto: José Cruz / ABr
RÉU O ainda presidente da Embratur, Flávio Dino, que terá as contas de 2012 julgadas pelo TCU. Foto: José Cruz / ABr

Semelhante ao ocorrido com seu aliado, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), Dino se envolveu num esquema de corrupção ao ter aditivado um contrato superfaturado em junho de 2012, com a empresa CPM Braxis Outsourcing S/A.

De acordo com o relatório da CGU, o presidente da autarquia do Turismo deveria, ao renovar o contrato com a Braxis, avaliar a adesão da Embratur à Ata de Registro de Preços da UFBA, comparando preços, serviços, pessoal, número de chamadas/equipamentos sob manutenção. Como não o fez, causou prejuízos ao erário, levando a Secretaria Federal de Controle Interno da CGU a questionar a qualidade da pesquisa de mercado realizada pela gestão do comunista para embasar ao aditivo assinado.

Caso o Tribunal de Contas da União siga o argumento da Controladoria Geral da União, de que o contrato foi assinado em ‘condições desvantajosas para a Embratur’, além de provavelmente ter de devolver – atualizado monetariamente e acrescido de juros – os valores do dinheiro pago a mais, Flávio Dino entrará na lista de políticos condenados por atos de irregularidade administrativa e desvio de dinheiro público, um ficha-suja.

Flávio Dino pagou para blogueiros do interior participarem de seminário

Do Atual7

A participação de blogueiros do interior do Maranhão num seminário organizado, em novembro do ano passado, para que o [ainda] presidente da Embratur criticasse a governadora Roseana Sarney e seu pré-candidato ao governo estadual, Luis Fernando Silva, sob a alegação de ‘necessidade de um governo democrático’, foi bancada pelo próprio comunista.

Segundo 13 profissionais consultados pelo Atual7, todo o tramite foi feito pela assessora de imprensa de Dino, Aline Louise, que ligou insistentemente para que ‘blogueiros chave’ viessem a São Luís, com a garantia de que ganhariam um fim de semana completo no Quality Grand São Luís Hotel – o antigo Vila Rica, além da devolução dos gastos com a vinda e volta para o município de origem, e um almoço especial no Centro Histórico da capital.

CARÁTER ELEITOREIRO Pré-candidato por uma parte da oposição toma o centro da mesa, em seminário criado para criticar a política do governo estadual. Foto: Facebook / Frederico Luiz
CARÁTER ELEITOREIRO Pré-candidato por uma parte da oposição toma o centro da mesa, em seminário criado para criticar a política do governo estadual. Foto: Facebook / Frederico Luiz

A estratégia para atrair público e gerar notícia sobre o seminário foi escondida em todos os releases distribuídos e amplamente divulgados antes e após a relação do evento, que contou ainda com a parceria do Instituto Barão de Itararé, do secretário nacional da Questão da Mídia do PCdoB, Altamiro Borges; e a seccional maranhense da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço/MA), que também vem sendo usada por Flávio Dino para disseminar seu projeto eleitoral por todo o Maranhão, por meio de programetes, em clara prática de propaganda eleitoral antecipada.

No seminário, embora já carregasse em seu histórico político ações na Justiça contra profissionais da imprensa – e viesse repetir a façanha reacionária agora no início de 2014, o pré-candidato pelo PCdoB criticou a censura justamente contra blogueiros.

Outro lado

O Atual7 entrou em contato com a assessora de Flávio Dino. Segundo Aline Louise, os blogueiros teriam sido pagos unicamente pelo Barão de Itararé e pela Abraço/MA.

Questionada sobre ela estar a frente de toda a organização do evento, principalmente na financeira, a assessora do comunista se negou a responder todas as perguntas, se limitando a alegação de que estaria sendo cerceada e perseguida.

Flávio Dino pode passar de autor para réu, por causa de processo

Do Atual7

Além de usar a própria imprensa para atacar jornalistas que denunciam e criticam seu comportamento autoritário aberrante – já que adotado por quem sempre se apresentou como inimigo do autoritarismo, o ainda presidente da Embratur, Flávio Dino de Castro e Costa, pode responder na Justiça por tentativa de intimidação ao blogueiro e editor de política de O Estado do Maranhão, Marco Aurélio D’Eça. Cabe ainda processo por Dano Moral.

Desde as primeiras horas da manhã de ontem (6), blogueiros aliados ao projeto de eleição do comunista passaram a publicar, sistematicamente, que a assessoria de Dino acionou o jornalista por supostas práticas de calúnia, difamação e injúria, em respostas à publicações em que o profissional questiona e critica a postura pública do pré-candidato.

IMAGINA SE ELEITO GOVERNADOR Mal chegou a vaga de pré-candidato, Dino já tenta calar a imprensa que o critica e denuncia. Foto: Alan Sampaio
IMAGINA SE ELEITO GOVERNADOR Mal chegou a vaga de pré-candidato, Dino já tenta calar a imprensa que o critica e denuncia. Foto: Alan Sampaio

Embora seja figurante no pólo do processo, D’Eça divulgou em seu blog que só tomou conhecimento da ação por meio das postagens dinistas, o que deve levar Dino a responder como réu por tentativa de intimidação, crime previsto no Código Penal Brasileiro, caso o jornalista ou o próprio Sindicato dos Jornalistas do Maranhão resolvam acioná-lo, devido ao atentando contra a liberdade de expressão e de imprensa.

A confirmação de que o profissional foi intimidado por Flávio Dino por meio de aliados está na própria movimentação do processo movido pelo comunista. De acordo com o JurisConsult, a carta de citação, expedida no último dia 4, sequer já foi entregue.

Pelas normais legais – e morais, já que o processo tramita na Vara Cível, Marco Aurélio D’Eça deveria tomar conhecimento da ação por meio de AR (aviso de recebimento), fato também confirmado no próprio despacho da carta de citação, assinado pela juíza de Direito Lorena de Sales Rodrigues Brandão.

Ainda assim, apesar da experiência e conhecimento da Lei, os advogados do comunista, Carlos Eduardo de Oliveira Lula e Igor José Ferreira dos Santos, decidiram divulgar a ação por outros meios.

É ASSIM QUE ELES AGEM Juíza manda citar por AR, mas advogados de Flávio Dino resolveram se utilizar de outros meios e podem levar o patrão a responder na Justiça pelo erro. Foto: Reprodução / JurisConsult
É ASSIM QUE ELES AGEM Juíza manda citar por AR, mas advogados de Flávio Dino resolveram se utilizar de outros meios e podem levar o patrão a responder na Justiça pelo erro. Foto: Reprodução / JurisConsult

Chefão sabe sobre o caso Décio, mas tem medo de falar

Do Atual7

Talvez por receio de ter de enfrentar um provável processo civil e criminal por calúnia e difamação por falta de provas, o ainda presidente da Embratur, Flávio Dino, usou sua conta pessoal no microblogging Twitter nesta terça-feira (4) para afirmar, mas sem citar os nomes, que nem todos os envolvidos na morte do jornalista Décio Sá foram presos pela polícia.

FALTA DE PROVAS OU MEDO Comunista pode ter ficado calado esse tempo todo, mesmo tendo conhecimento dos nomes de envolvidos que permanecem soltos. Foto: Reprodução
FALTA DE PROVAS OU MEDO Comunista pode ter ficado calado esse tempo todo, mesmo tendo conhecimento dos nomes de envolvidos que permanecem soltos. Foto: Reprodução
Usando o plural, o comunista revelou que tem conhecimento de que mais uma pessoa continua em liberdade, apesar de ter participado da trama que levou à morte de Sá, executado com seis tiros no dia 23 de abril de 2012, quando estava em um bar na Avenida Litorânea, na orla marítima de São Luís.

– E há envolvidos soltos – disse Flávio Dino, ao repercutir a reportagem de um portal de notícias que divulgava que o assassino confesso Jonathan de Souza Silva havia mudado o depoimento inicial e inocentado os outros envolvidos no crime e que também foram presos.

Questionado pelo Atual7 se chegou a denunciar à polícia sobre o conhecimento que tinha sobre o caso, delatando os nomes das pessoas envolvidas que estariam em liberdade, o oposicionista preferiu não responder.

Caso esteja somente querendo ganhar visibilidade com a afirmação, devido ao acompanhamento da imprensa nacional sobre o caso, e nada saiba sobre o envolvimento de outras pessoas no crime, se acionado, Flávio Dino pode responder por Denunciação Caluniosa, com pena de dois a oito anos de cadeia e multa, já que a repercussão de sua afirmação pode levar a população a crer que ele esteja se referindo a alguns dos investigados pelo Ministério Público do Maranhão.

OU SABE OU QUIS APARECER Comunista revelou que tem conhecimento de outras pessoas envolvidas na trama que assassinou Décio Sá. Foto: Reprodução / Twitter
OU SABE OU QUIS APARECER Comunista revelou que tem conhecimento de outras pessoas envolvidas na trama que assassinou Décio Sá. Foto: Reprodução / Twitter

Evento organizado por Flávio Dino aplica calote de R$ 91,3 milhões

Do Atual7

A poucas horas de entregar o cargo que ocupa há quase três anos, o ainda presidente da Embratur, Flávio Dino, deixará como marca um calote milionário num dos eventos que coordenou em sua passagem desastrosa pela autarquia subordinada ao Ministério do Turismo, marcada pela pífia entrega de brigadeiro como prêmio para a turismo número 6 milhões e o rombo de R$ 20 bilhões na conta turismo.

Pré-candidato pelo PCdoB ao governo estadual por uma parte da oposição, para se desvincular da imagem de ateu, Dino espalha pelo Maranhão que a realização de um grande evento católico no País é um de seus principais portfólios, sempre com a mesma conversa de que houve quebra de recordes.

ESSE ‘SANTO’ QUER REZA De olho dos votos de católicos, até bandeira do Maranhão presidente da Embratur entregou ao Papa. Foto: Reprodução
ESSE ‘SANTO’ QUER REZA De olho dos votos de católicos, até bandeira do Maranhão presidente da Embratur entregou ao Papa. Foto: Reprodução

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo do início de janeiro deste ano, a direção da Jornada Mundial da Juventude, evento organizado pela Embratur na gestão do comunista, em julho de 2013, teve de recorrer ao Vaticano para pagar dívidas da JMJ, no valor de R$ 91,3 milhões.

Solidário com a quitação do calote, ao saber da dívida, o papa Francisco resolveu contribuir com R$ 11,7 milhões para ajudar a reduzir o prejuízo deixado pelo evento que esteve sob a coordenação de Dino.

Ainda segundo a Folha, para tentar pagar a dívida, a Igreja Católica do Brasil teve de renegociar com os fornecedores, abrir campanhas de doações, e até vender o imóvel onde funciona o Hospital Quinta D’or, porém a estratégia não conseguiu evitar que a dívida ficasse abaixo de R$ 43,2 milhões. Com a contribuição do Papa, o calote caiu para R$ 31,5 milhões.

O Atual7 apurou que, além do que noticiou a Folha, a Igreja ganhou ainda um alívio de R$ 1,7 milhão por parte da Prefeitura do Rio, que abriu mão dos impostos e evitou que a dívida milionária deixada pelo evento organizado pela gestão comunistas na Embratur fosse ainda maior.

Advogados paulistas de Dino dizem que Pedrinhas fica em Pedreiras

Do Atual7

DÁ ZERO PRA ELES Em destaque, o advogado trabalhista Murilo Morelli, representante do coletivo paulista, acompanhado de outro advogado paulista. O terceiro é o deputado Othelino Neto (camisa listrada), que não é advogado mas conhece bem a Justiça. Foto: Beto Macário / Uol
DÁ ZERO PRA ELES Em destaque, o advogado trabalhista Murilo Morelli, representante do coletivo paulista, acompanhado de outro advogado paulista. O terceiro é o deputado Othelino Neto (camisa listrada), que não é advogado mas conhece bem a Justiça. Foto: Beto Macário / Uol

Na falta de conhecimento sobre o Maranhão, o grupo de advogados paulistas criado para pedir o impeachment da governadora Roseana Sarney (PMDB) acabou revelando que nem mesmo sabe onde fica o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, local onde a comitiva alega ter havido a violação de direitos humanos que fundamentaria a ação.

Apesar de coordenado no Maranhão pelo deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), a comitiva não sabe que em Pedreiras, município maranhense localizado há 273 quilômetros de São Luís, fica é o Presídio Regional de Pedreiras, uma arrojada unidade construída em parceria com o Ministério da Justiça para reforçar o sistema prisional do Estado, que hoje serve de referência para todo o Brasil, como Centro de Ressocialização.

Embora o advogado paulista Murilo Henrique Morelli tenha afirmado ontem à imprensa que o grupo existe há aproximadamente seis meses e atua ‘em questões de alta relevância para os direitos humanos’, segundo a Agência Brasil, a OAB disse não ter conhecimento de nenhuma iniciativa do famigerado Coletivo de Advogados em Direitos Humanos. Continue lendo aqui.

Sobre como Flávio Dino usa a dor e a miséria alheia eleitoralmente…

Do Atual7

FRATERNIDADE DE GOGÓ O comunista Flávio Dino; práticas cristãs não passam dos discursos políticos no Tweet e Facebook. Fora do virtual, nada. Foto: Felipe Klamt / Agência Klamt
FRATERNIDADE DE GOGÓ O comunista Flávio Dino; práticas cristãs não passam dos discursos políticos no Tweet e Facebook. Fora do virtual, nada. Foto: Felipe Klamt / Agência Klamt

Numa terra em que até facção criminosa emite parecer, acostumado a usar demasiadamente as palavras solidariedade, fraternidade, amor, compaixão e tantas outras mais do meio cristão – desde que tentou colar a sua imagem a do Papa Francisco, o pré-candidato por uma parte da oposição maranhense, Flávio Dino (PCdoB), foi o único que não emitiu, até agora, qualquer nota de solidariedade às vítimas de incêndios aos ônibus em São Luís, limitando-se a apenas explorar o assunto de forma política, eleitoral, embora ele seja pai de família e conhecedor da dor de perder um filho.

Desde a última sexta-feira (3), dia do ataque criminoso do Bonde dos 40 em São Luís, não se viu o comunista – ou qualquer membro da oposição ligado a ele – visitando pelo menos uma das vítimas nos hospitais ou seus familiares, ou usando de suas influências políticas e/ou amizades com grandes empresários para conseguir a transferência destes para fora do Estado, ou simplesmente fazendo qualquer doação de um simples e barato quilo de sal para a esposa e os cinco filhos do herói Márcio da Cruz Nunes, que arriscou a própria vida para tentar salva a menina Ana Clara, 6, a irmã dela, Lorrane Batista, de um ano e oito meses, e a mãe das duas, Juliane Santos, 22, e acabou tendo 75% do corpo queimado.

Nada. Apenas palavras. Continue lendo aqui.

Eleitores a partir de 25 anos não querem votar em Flávio Dino

Do Atual7

Ainda líder na disputa pelo Governo do Maranhão com 53,4% das intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Conceito divulgada nesse domingo (29), o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), não tem a preferência dos eleitores mais velhos do Estado, ao contrário de seu principal adversário em 2014, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PMDB). A mesma ojeriza ao comunista também é vista no índice de rejeição.

De acordo com a pesquisa, embora o pré-candidato do PCdoB permaneça liderando o levantamento numa escala que vai de eleitores com 16 a mais de 60 anos, à medida que a idade do eleitorado maranhense avança, Dino vai perdendo espaço no cenário político, num tombo que chega à 21,2 pontos percentuais.

Eleitorado maranhense que acompanha o cenário há mais tempo tem observado a diferença da habilidade de fazer política do pré-candidato Luis Fernando Silva em relação ao seu adversário, Flávio Dino. Foto: Reprodução
TRABALHO X GOGÓ Eleitorado maranhense que acompanha o cenário há mais tempo tem observado a diferença da habilidade de fazer política do pré-candidato Luis Fernando Silva em relação ao seu adversário, Flávio Dino. Foto: Reprodução

A queda seria uma resposta da população às alianças pragmáticas do presidente do Embratur com gente conhecida pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual e Federal, por desvio de dinheiro público.

Embora tenha a preferência da juventude – principalmente por esse grupo passar o dia na internet como ele, o ex-juiz federal tem ganhado a antipatia da população que conhece bem os deputados e prefeitos que caminham pelo Estado na famigerada caravana Diálogos pelo Maranhão. Votar no comunista para governador seria como voltar a jogar o voto fora.

Se entre os eleitores de 16 a 24 anos Flávio Dino chega a aparecer com 60,6% contra apenas 14,6% a favor de que Luis Fernando seja eleito governador do Maranhão em 2014, na outra ponta, onde os eleitores possuem mais de 60 anos, o pré-candidato por uma parte da oposição cai para 39,4% contra 29,9% a favor de Luis Fernando Silva, uma diferença mínima de apenas 9,5 pontos percentuais, já desenhada entre os eleitores de 25 a 35 anos; de 36 a 45 anos e 46 a 60 anos da pesquisa.

Mais: em relação a todos os outros pré-candidatos [Flávio Dino, Eliziane Gama e Hilton Gonçalo], embora só tenha sido lançado como pré-candidato oficial do governo recentemente e não esteja concorrendo a nenhum cargo eletivo desde 2008, quando foi reeleito prefeito do terceiro município mais populoso do Maranhão, Silva é o único que ganha a preferência dos eleitores maranhense, de acordo o crescimento da idade dos que votam, conforme apontou a pesquisa do Instituto Conceito, realizada em 38 municípios, entre os dias 06 e 12 de dezembro.

Última pesquisa do ano confirma que população maranhão que conhece bem as alianças de Flávio Dino decide por não votar no comunista. Foto: Instituto Conceito
FORA FICHA SUJA Última pesquisa do ano confirma que população do maranhão que conhece bem as alianças de Flávio Dino decide por não votar no comunista. Foto: Instituto Conceito
Quantidade de pessoas que não vota em Flávio Dino aumenta à cada quadro de eleitor consultado. Foto: Instituto Conceito
REPROVADO Quantidade de pessoas que não vota em Flávio Dino aumenta à cada quadro de eleitor consultado. Foto: Instituto Conceito

Indefinição de Flávio Dino pode levar Roberto Rocha à compor com Eliziane Gama

Do Atual7

A indefinição de quem será o candidato ao Senado Federal na majoritária do pré-candidato por uma parte da oposição ao governo estadual em 2014, Flávio Dino (PCdoB), pode levar o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), a disputar a vaga pela chapa da deputada estadual Eliziane Gama (PPS).

Na dobradinha entre Rocha e Eliziane, faltaria ocupar apenas a vaga de vice. Eles pretendem abrir um canal alternativa à dicotomia Sarney/AntiSarney no Maranhão Foto: Reprodução.
TERCEIRA VIA Na dobradinha entre Rocha e Eliziane, faltaria ocupar apenas a vaga de vice. Eles pretendem abrir um canal alternativa à dicotomia Sarney/AntiSarney no Maranhão Foto: Reprodução.

De acordo com informações do colunista Felipe Patury, de Época, a pré-candidata ao governo do Maranhão pelo PPS, traçou como estratégia prioritária ter o apoio do PSB de Rocha. Neste domingo (15), ela se reunirá com a ex-senadora Marina Silva, após o seminário da Rede Sustentabilidade, em Brasília. As duas são amigas.

Um dia depois, nesta segunda-feira (16), Eliziane Gama conversará com o governador de Pernambuco, o presidenciável pelo PPS Eduardo Campos, em Recife. Em apenas duas semanas, será o segundo encontro entre Eliziane e Campos, há dois meses atrás grande aliado da comunista Flávio Dino.

Ainda segundo Patury, enquanto Luis Fernando Silva e Flávio Dino se engalfinham para ter o apoio do PT maranhense, as duas novas viagens da parlamentar teriam como motivação encaixar o vice-prefeito de São Luís como candidato ao Senado na sua chapa. Além de Gama, Rocha também trabalha pela consolidação da dobradinha.

Embora seja conhecido como ‘Cavalo de Troia’ na oposição dinista, Roberto Rocha teria como justificativa para pular de barco a falta de palavra e reafirmação de uma aliança feita entre ele, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o deputado federal Weverton Rocha (PDT) e Dino. Em recente entrevista ao O Globo, o presidente da Embratur chegou a declarar que a vaga para o Senado seria do PSB, mas não deixou claro quem a ocuparia.

Com a recente mudança de posicionamento de Flávio Dino em relação ao tucano João Castelo, Rocha teme que um outro acordo, feito entre ele, o comunista, o prefeito de Balsas Rochinha e o ex-governador José Reinaldo Tavares acabe sendo também deixado pra trás, em nome de um suposto ‘não-coronelismo’ dinista, após uma declaração do pré-candidato ao governo do Estado de que as vagas dos partidos aliados na chapa da oposição serão definidas em discussões e consenso.

Protesto de professores na Assembleia foi decidido dentro do gabinete da Embratur

Do Atual7

Aos poucos, vão surgindo imagens que revelam que o gabinete do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Flávio Dino, serve mesmo é para ser usado como local de reunião para fazer politicagem, visando as eleições de 2014.

Dias antes de receber um laranja do esquema de Carlinhos Cachoeira na Embratur, o pré-candidato por uma parte da oposição usou o escritório da autarquia para uma conversa com representantes do Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão) e o vereador comunista por Imperatriz e dirigente sindical, Carlos Hermes.

Escritório da Embratur serviu de local para decidir com presidente de sindicato e vereador comunista o movimento eleitoreiro do Sinproesemma. Foto: Atual7
FLÁVIO DINO TRABALHANDO Escritório da Embratur serviu de local para decidir com presidente de sindicato e vereador comunista o movimento eleitoreiro do Sinproesemma. Foto: Atual7

O encontro ocorreu no dia 4 de novembro, tendo como alegação um diálogo com Dino sobre a situação da educação pública no Maranhão. Fontes informaram ao Atual7 que a conversa girou em torno de uma manifestação que seria realizada pelo Sinproesemma, e ganharia repercussão por meio de deputados alinhados ao projeto eleitoral do comunista. A ideia seria sensibilizar a população com o protesto.

Mesmo após o acerto ter vazado e gerado revolta entre professores que não concordaram com a estratégia, duas semanas depois, o Sinproesemma alugou três ônibus e conseguiu levar cerca de 40 docentes para a porta da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Atual7 apurou que, semelhante à protestos feitos em anos anteriores, unicamente para dar vazão à então candidatura de seu antigo presidente, professor Odair José, o protesto em frente ao prédio do Legislativo Estadual também tinha como mote o fortalecimento do candidato à deputado estadual do Sinproesemma, professor Júlio Pinheiro, que é quem comanda hoje o sindicato.