Arquivo da tag: José Serra

Serra pede apoio a Jackson e diz que trabalhará para o Maranhão como se fosse seu Estado

Da assessoria de Jackson Lago

José Serra e Jackson Lago
José Serra abraça Jackson Lago após pronunciamento
“Trabalharei para o Maranhão como se fosse o meu Estado e tendo Jackson como companheiro”, disse o candidato a presidente da República, José Serra (PSDB), logo após receber o título de cidadão ludovicense, em sessão solene da Câmara Municipal de São Luís realizada na sede da Associação Comercial do Maranhão.

José Serra foi recebido pelo candidato da coligação “O Povo é Maior”, Jackson Lago (PDT); pelo prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB); pelos candidatos ao senado, Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB; e várias lideranças políticas e comunitárias, no meio da tarde desta terça-feira, no aeroporto Cunha Machado.

Serra seguiu direto em comitiva para receber o título, concedido pelo legislativo municipal a partir de proposição do vereador Francisco Viana (PSDB).

Em seu discurso, Viana justificou o requerimento, aprovado unanimemente pelos vereadores, como reconhecimento pelas ações desenvolvidas por José Serra enquanto parlamentar e , sobretudo, à frente do Ministério da Saúde.

Destacou a campanha anti-fumo e a luta contra a indústria dos remédios ao instituir o medicamento genérico, acessível aos mais necessitados.

Serra lembrou que esteve no Maranhão na viagem pelo país que empreendeu como presidente da União Nacional dos Estudantes, quando a instituição era uma frente de luta não agregada a partidos ou governos.

O candidato a presidente pelo PSDB, partido que integra junto com o PDT e PTC a coligação “O Povo é Maior”, Jackson Lago destacou a trajetória de Serra que teve a coragem de enfrentar os poderosos grupos do fumo e do medicamento para dar saúde para o povo brasileiro. “Nós precisamos de Serra para mudar o Maranhão. De um lado está o sarneísmo, com seu atraso; do outro estamos nos com o Serra.

Serra só mantém vantagem no Sul e no eleitorado mais rico, diz CNI/Ibope

Infográfico

Da Folha

O detalhamento da pesquisa CNI/Ibope que mostrou Dilma Rousseff (PT) cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB) mostra que o tucano mantém vantagem sobre a petista apenas no eleitorado da região Sul e na faixa da população com renda per capita de mais de 10 salários mínimos ao mês.

No Sul, onde Dilma construiu sua carreira política, Serra tem 42% das intenções de voto contra 34% da petista, de acordo com o Ibope. No Sudeste, onde Serra foi prefeito e governador, e onde sustentava vantagem até então, a situação agora é de empate dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais (37% a 36% para Dilma).

No Nordeste, Centro-Oeste e Norte, a petista está na frente com vantagens que vão de seis a 17 pontos percentuais.

Nos dados gerais, Dilma tem 40% das intenções de voto contra 35% de Serra. Marina Silva tem 9%. O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre sábado e segunda-feira (a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 16.292/2010).

Já o eleitorado mais rico (renda per capita superior a 10 mínimos) registra a maior vantagem pró-Serra, de 16 pontos percentuais (43% a 27%). É nessa faixa que Dilma encontra sua mais alta rejeição –41% dessa fatia diz que não votará na petista de jeito nenhum, contra 23% da média geral do eleitorado.

A petista também mantém alta rejeição entre o eleitorado do Sul e entre as pessoas que possuem curso superior (31%).

Serra e Marina apresentaram rejeição similar na média (30% e 29%, respectivamente), sendo que a candidata do PV tem o maior índice no eleitorado do Nordeste –34% dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A maior resistência a Serra está na faixa dos que têm renda per capita entre 5 e 10 salários mínimos: 35% de rejeição.

O detalhamento do CNI/Ibope mostra também que o eleitor com ensino fundamental, o do Nordeste e aquele com a pior renda do país (até um salário mínimo per capita) são os mais inclinados a seguir a indicação do presidente Lula, que apoia Dilma. Nessas faixas, de 57% a 67% dos eleitores dizem preferir votar naquele que Lula indicar.