Arquivo da tag: Roberto Gurgel

Gurgel vai terminar mandato sem julgar processo que pede a cassação de Roseana

Atual7

‘Sentado’ há mais de nove meses sobre o recurso em que o ex-governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), pede cassação de Roseana Sarney (PMDB) e de seu vice-governador, Washington Oliveira (PT), por crime eleitoral – e há quase três anos no caso do procedimento criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, não se envergonhou, nessa terça-feira (28), ao afirmar ‘estar frustrado’ apenas por não poder participar da conclusão do julgamento do mensalão.

Gurgel engaveta processo que pede a cassação de Roseana Sarney e do seu vice há meses. Foto: Reprodução
Gurgel engaveta processo que pede a cassação de Roseana Sarney e do seu vice há meses. Foto: Reprodução
‘Fica [uma frustração], claro que fica. Mas o Ministério Público, na verdade, é impessoal. Então o colega ou a colega escolhido para novo procurador-geral dará continuidade sem qualquer diferença a esse [mensalão] ou outro trabalho’, disse.
Apesar de que a demora no processo que julga os réus condenados no processo do mensalão não pode ser atribuída ao PGR, Roberto Gurgel acabou se contradizendo ao não ter o mesmo ‘sentimento’ de frustração quanto a estar protegendo a filha do ex-presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) em troca do mesmo favor.

Na questão, o procurador não conclui seu parecer à cassação de Roseana, enquanto Sarney dá segurança à Gurgel, na hipótese de eventuais ataques de réus do mensalão durante o julgamento.

Explica-se: como o impeachment do PGR é competência do Senado, e o presidente da Mesa, não raro, arquiva liminarmente pedidos de impeachment contra autoridades [ministros do Supremo, PGR etc], Sarney protegeria Gurgel diante de pedidos de impeachment, como o protocolado pelo ex-deputado Aderson Lago, primo do ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, morto em 2011, e que era opositor ao grupo Sarney.

Leia mais no Atual7.