Arquivo da tag: Eleições 2014

Ameaças de apoiar Luis Fernando obriga dinistas a lançarem Roberto Rocha ao Senado

Do Atual7

Longe da propalada união em torno de seu nome, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), foi lançado como pré-candidato único da oposição encabeçada pelo comunista Flávio Dino, na noite dessa quinta-feira (13), sob forte pressão e ameaças.

Há quase dois meses, o socialista já vinha pressionando por apoio, ao ignorar solenemente a caravana ‘Diálogos pelo Maranhão’, além de insinuar por diversas vezes uma aproximação com a pré-candidata ao governo pela outra parte da oposição maranhense, a deputada estadual Eliziane Gama.

QUARTETO FANTÁSTICO Os aliados de ocasião, Roberto Rocha, Flávio Dino, Domingos Dutra e Simplício Araújo. Foto: Divulgação
QUARTETO FANTÁSTICO Os aliados de ocasião, Roberto Rocha, Flávio Dino, Domingos Dutra e Simplício Araújo. Foto: Divulgação

De posse de pesquisas – contratadas por sua própria empresa – que o aponta como eleito em todos os cenários, inclusive para o governo estadual, Rocha ameaçou rachar com os aliados e apoiar o principal adversário de Dino, o secretário de Estado de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando Silva, caso seu nome não fosse lançado publicamente ainda este mês.

Segundo fontes comunistas consultadas pelo Atual7, a ameaças começaram tão logo o vice-prefeito de São Luís começou a perder espaços para Gama, convidada pelo próprio Flávio Dino a abandonar a pré-candidatura ao governo estadual e lançar-se ao Senado numa única coligação oposicionista, neste caso, a dele.

Já nas movimentações de bastidores, Rocha conseguiu ‘convencer’ os nem tão aliados José Reinaldo Tavares, o Zé (PSB), e Domingos Dutra (SDD) a abandonarem a disputa pela vaga senatorial, deixando o caminho livre para ele. A estratégia usada foi a tentadora oferta de apoio de prefeitos de municípios do interior do Maranhão na disputa por vagas na Câmara Federal, unicamente confirmada até aqui apenas por seu irmão, o prefeito de Balsas, Rochinha.

Ainda de acordo com as fontes, nos corredores de uma empresa que controla as contas publicitárias da Prefeitura de São Luís, porém, – onde Roberto Rocha mantém um gabinete de reuniões políticas e as ameaças à Flávio Dino foram feitas – a conversa sobre os apoios é outra.

Dino não sabe quem lançar para o Senado: Dutra, Rocha ou Castelo

Do Atual7

Ainda é de grande indefinição e pura enrolação a escolha do nome que será alçado à candidato único ao Senado Federal pela chapa da parte da oposição maranhense ligada ao presidente da Embratur e pré-candidato ao governo estadual em 2014, Flávio Dino (PCdoB).

Até agora, os principais nomes na disputa são os do ainda deputado federal Domingos Dutra (SDD); do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB); e o ex-prefeito da capital, o tucano João Castelo.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, que usa de toda artimanha comunista para repetir o que fez em 2012, quando criou um consórcio de candidatos, mas já sabia quem seria o escolhido. Foto: Felipe Klamt
PLANO C O presidente da Embratur, Flávio Dino, que usa de toda artimanha comunista para repetir o que fez em 2012, quando criou um consórcio de candidatos, mas já sabia quem seria o escolhido. Foto: Felipe Klamt

Rocha aguarda, desde 2012, uma declaração pública de apoio à sua candidatura por Flávio Dino, que tentou novamente enrolá-lo quando em entrevista ao O Globo, recentemente, dando como quase certo que o nome escolhido por ele viria mesmo do PSB.

Ocorre que o ex-petista Domingos Dutra fez-se de vítima, perseguido do Clã Sarney, e conseguiu emplacar a viabilidade de seu nome, ao mostrar que tem força para tomar o Solidariedade do deputado federal Simplício Araújo, que também foi enrolado.

Dutra alega que só retira a sua pré-candidatura ao Senado se Dino optar pelo nome o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) para o cargo.

Já João Castelo, outro nome que também ganhou força na ala bagunçada na oposição maranhense, passou a ser a escolha preferida do próprio Flávio Dino, que não se decidiu, mas sabe que precisa passar mais ainda por cima do próprio discurso de mudança e fim das velhas raposas da política para conseguir alguns minutinhos a mais na TV, na propaganda eleitoral gratuita.

De todos os três, o tucano é quem tem mais força por ser ele o candidato de Zé Reinaldo, que enrolou Roberto Rocha, e é o mentor político do pré-candidato comunista.

MP de Contas faz merchandising para revista que promove fichas-suja

Do Atual7

O Ministério Público de Contas do Maranhão, que até outro dia brigava com a Assembleia Legislativa pela vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), resolveu utilizar uma página que mantém num rede social para fazer merchandising para uma revista que promove fichas-sujas e mulheres de prefeitos maranhenses que pretendem disputar as eleições de 2014.

– Há dois anos está sendo publicada a Revista ‘Caras e Nomes’ dedicada a divulgar e promover a atuação dos Prefeitos do Maranhão – diz o MP de contas estadual, alegando que, acessando o site e comprando a publicação, a população poderá acompanhar a ‘realidade de seu município’ e como o dinheiro público está sendo administrado pelo gestor.

Parquet Especial que atua junto ao TCE/MA agora é garoto-propaganda de publicação eleitoreira. Foto: Reprodução / Facebook
MP DE CONTAS TRABALHANDO Parquet Especial que atua junto ao TCE/MA agora é garoto-propaganda de publicação eleitoreira. Foto: Reprodução / Facebook

Quem acessa o site ou adquire a ‘Caras e Nomes’, porém, encontra é uma série de reportagens de seu principal destaque, o ex-prefeito de Maranhãozinho, Josimar Cunha Rodrigues, ficha-suja e indiciado pela Polícia Federal na Operação Cupim pelos crimes de corrupção passiva, prevaricação, concussão, peculato e formação de quadrilha. Embora inelegível até 2022, o esposo de Maria Deusdete, a Detinha (PR), prefeita de Centro do Guilherme e também indiciada pela PF, pretende disputar uma das 42 cadeiras do Legislativo Estadual.

Espécie de imitação de ‘Caras’, do grupo Abril, a revista maranhense para ex e primeiras damas que querem esbanjar riqueza e poder, também faz amplo destaque à desconhecida Ana de Nazaré Pereira Silva, a ‘Ana do Gás’, esposa do prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça. Utilizando as mesmas táticas eleitorais de Josimar Cunha, ela também disputará em 2014 como deputada estadual.

Agora jornal, 'Caras e Nomes' dá destaque para o município de Santo Antônio dos Lopes, mas nada de ações da prefeitura, apenas campanha antecipada para a esposa de Eunélio Mendonça, a 'Ana do Gás'. Foto: Reprodução / Blog do Marcelo Vieira.
O QUE O MP DE CONTAS DIVULGOU Agora jornal, ‘Caras e Nomes’ dá destaque para o município de Santo Antônio dos Lopes, mas nada de ações da prefeitura, apenas campanha antecipada para a esposa de Eunélio Mendonça, a ‘Ana do Gás’. Foto: Reprodução / Blog do Marcelo Vieira.

Outros nomes encontrados na publicação divulgada pelo Ministério Público de Contas do Maranhão são o do ex-prefeito de Viana, Rilva Luís; de Bacabal, Raimundo Lisboa; e de São Benedito do Rio Preto, Creomar Mesquita. E em nenhuma delas a população encontra algo que sirva como ‘ferramenta de fiscalização’ do dinheiro público do município.