Roseana leva Governo Itinerante a mais 4 municípios do Maranhão

Saúde, infraestrutura e cidadania serão destaques em mais uma edição do Governo Itinerante. Desta vez, a governadora Roseana Sarney leva as ações, nesta terça-feira (11), aos municípios de Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras e, nesta quarta-feira (12), a São José dos Basílios e Pedreiras. Na agenda destaque para inauguração de dois hospitais, entrega de rodovia, de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assinatura de Ordem de Serviço.

“Vamos levar a mais quatro importantes municípios do Maranhão ações do Governo Itinerante em benefício dos moradores, com obras que vão mudar a realidade das comunidades. Fico feliz em ver que, por onde passamos, o Governo Itinerante é aprovado e tem o apoio da população, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, declarou a governadora.

Na área da saúde, Roseana Sarney entrega mais dois hospitais de 20 leitos, sendo um em Itaipava do Grajaú e o segundo em Jenipapo dos Vieiras. As unidades, construídas pelo Governo do Estado dentro do programa Saúde é Vida, a exemplo de outras já inauguradas, vão dispor de espaços para internação clínica e funcionarão com Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro de parto, ultrassonografia, raio-x e exames laboratoriais.

“Os dois novos hospitais funcionarão dentro de uma grande rede estadual e municipal que está mudando a qualidade da saúde oferecida para toda a população do Maranhão”, assinalou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

No campo da infraestrutura, também em Jenipapo dos Vieiras, a governadora inaugura 18,60 km da MA-328 entre a sede do município e o entroncamento com a BR-226. “Estamos realizando obras em todo o Maranhão e essa rodovia é mais uma que vai melhorar a vida da população, facilitando o escoamento da produção agrícola e o transporte para toda a região”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

O município de Pedreiras, onde será encerrada esta edição do Itinerante, será agraciado com ações de saúde e infraestrutura. Na cidade, a governadora Roseana anuncia a construção do novo Hospital de Pedreiras, que também integrará a rede do Saúde é Vida. Na ocasião, ela assina, também, Ordem de Serviço para pavimentação de vias urbanas.

Mais ações

Os moradores dos quatro municípios serão beneficiados com ações de cidadania, a exemplo do Viva Cidadão, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos (Sedihc), que disponibilizará a emissão de documentos como carteira de identidade e título de eleitor. Produtores rurais das quatro cidades também receberão Declaração de Aptidão ao Pronaf.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) proporcionará atendimento para moradores de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Pedreiras e São José dos Basílios, nesta terça (11) e quarta-feira (12). Especialistas em diversas áreas, técnicos de imunização, de exames laboratoriais e colpocitologia oncótica (câncer ginecológico) estarão à disposição da população nas unidades de saúde, sempre das 8h às 17h.

Os atendimentos na área de dermatologia (busca e atendimento dos casos de hanseníase) acontecerão nos municípios de Pedreiras e São José dos Basílios. Nestas cidades, a população também vai dispor dos serviços de vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação), assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica: glicemia, colesterol total e PSA (próstata) e consultas para diagnostico e tratamento do glaucoma.

Nos municípios de Jenipapo dos Vieiras e Itaipava de Grajaú serão prestados atendimentos de clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica (glicemia, colesterol total e PSA); consultas para diagnostico e tratamento do glaucoma e as ações da vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação).

Com informações da SECOM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.