Eliziane convida para lançamento de livro dia 7, no Plenarinho

A deputada Elizane Gama (PPS), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, convida para o lançamento do livro “Atravessando Fronteiras: Talidomida, a impunidade continua”, da autora Rosângela Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Vítimas da Talidomida (ABVT). O lançamento será nesta terça-feira (7), às 17h, no Plenário Gervásio Santos (Plenarinhoarinho).   

 Apesar do consumo ter sido proibido em 1961, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Talidomida continua sendo produzida no Brasil. A droga, usada no tratamento da hanseníase, Aids, câncer, doenças de pele e reumatológicas, causa deformações em bebês em gestação.

 Rosângela Nascimento nasceu em 1961, em Itaúna (MG), e é mais uma das vítimas da Talidomida no Brasil. Em seu livro, que está sendo lançado em vários estados, a autora revela parte de sua vida desde os primeiros instantes em que a sua mãe, ainda gestante, começou a tomar a medicação Sedalis, para o tratamento de enjôos, prescrita pelo seu médico. Por conta do uso do remédio, Rosângela nasceu com deformidades físicas.

 O livro que será lançado nesta terça-feira, em São Luís, é a história real de uma vida de lutas contra a indiferença pública e a omissão oficial. O comunicador social e escritor Carlos Morici, que prefaciou a obra, revela que Rosa Azul, como Rosângela é chamada, “teve a graça de nascer no ventre de uma mulher forte que a preparou para se inserir na sociedade do belo, apesar de suas amputações”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.