Didi do Fufuca lidera com folga corrida pela prefeitura de Alto Alegre do Pindaré

Saiu o resultado da primeira pesquisa eleitoral registrada nas eleições deste ano no Maranhão, relativa a disputa à prefeitura de Alto Alegre do Pindaré. O levantamento foi realizado pelo Instituto Prever.

Aliado do prefeito reeleito Fufuca Dantas, o pré-candidato José Francinete Bento Luna, ou simplesmente “Didi” (PP), como é conhecido no meio político – lidera com larga vantagem sobre os demais concorrentes ao Executivo Municipal.

No cenário espontâneo (aquele no qual não é apresentado ao entrevistado o nome do candidato), Didi lidera com 13,5% das intenções de votos; Fufuca que não pode mais disputar a prefeitura nestas eleições porque está reeleito aparece em segundo lugar com 11,2%; Meinha e Cássio da Faz Barro Branco possuem o mesmo percentual 2,6%; Zózimo 1,9% e outros três pré-candidatos aparecem com menos de 1%.  Não sabem ou não responderam 62,2%.

Em outro cenário, o estimulado (aqueles nos quais são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos) Didi amplia a liderança. Ele aparece com 35,6% dos votos, seguido por Meinha com 17,9%; O terceiro colocado é Zózimo com 12,5%; Cássio da Faz Barro Branco possui 10,3%  e Genival do PT 3,2%. Branco e nulos somam 6,1% e Não sabem ou não opinaram 14,4%.

A pesquisa também fez o confronto de Didi com todos os pré-candidatos, o resultado mostra que o progressista amplia ainda mais sua vantagem quando comparada com os demais.

– Rejeição 

O Instituto Prever também quis saber quem é o pré-candidato mais rejeito pelo povo de Alto Alegre do Pindaré, nesse quesito, Genival do PT lidera com 22,4%, seguido de Cássio da Faz Barro Branco com 18,9%; Meinha tem 13,8%; Didi do PP 10,9% e Zózimo 9,9%. A opção “posso votar em qualquer um deles teve 10,3% de citação e Não sabem ou não responderam 13,8%.

– Aprovação da gestão Fufuca

O levantamento também perguntou como a população alto-alegrense avalia a gestão do prefeito reeleito Fufuca Dantas, o resultado foi altamente favorável ao chefe do Executivo. Ele aparece com 81,7% de “aprova” e 14,7% de “desaprova”. Nesse cenário, 3,6% disseram que não sabem ou não responderam.

– Dados 

O levantamento foi realizado pelo Instituto Prever entre os dias 7 a 9 deste mês de janeiro e ouviu 312 pessoas. A margem de erro é de 5,5% para mais ou menos com intervalo de confiança de 95%. O estatístico responsável é Sérgio Pinto Martins – CONRE-5 nº 8877.

– ABAIXO OS GRÁFICOS DA PRIMEIRA PESQUISA RESGISTRADA NO MARANHÃO NESTAS ELEIÇÕES DE 2024.

       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.