Em reunião no IBGE, Álvaro Pires pediu informações detalhadas sobre o Censo em São Luís

O vereador Álvaro Pires, acompanhado do deputado estadual eleito, Leandro Belo estiveram em audiência com o diretor regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na qual solicitaram informações sobre o censo demográfico que está sendo realizado por este importante órgão de estatística brasileiro.

Segundo o vereador Álvaro Pires, sua preocupação é que este censo de 2022 é totalmente atípico, dado aos entraves de exclusividade da então gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro, e também por causa de questões relacionadas à pandemia da Covid-19, e que em sua ótica, esta atipicidade e atropelos da gestão anterior, pode ocasionar em déficit demográfico de São Luís, por fatores diversos.

Ainda segundo o vereador Álvaro Pires, São Luís sofre um influência direta, por ser o carro chefe da Região Metropolitana, onde aumentam demanda de saúde, educação, trânsito, transporte, emprego, trabalho e muitos outros serviços.

“há muitos jovens, estudantes, trabalhadores, prestadores de serviços, que estudam, trabalham, vivem e moram em São Luís, contudo, ao final do ano, devido as férias e recessos retornam aos municípios onde familiares residem, contudo, demandam da saúde, educação, transporte, tudo da Capital”, e um censo ao final do ano tem que ser minucioso”, pontuou.

O vereador apresentou ao diretor do IBGE, Marcelo Virgíneo, um documento da Câmara Municipal de São Luís, pedindo informações minuciosas ao órgão e que foi prontamente recebido pelo diretor regional, que se dispôs a ir à Câmara Municipal, a pedido do vereador, realizar um painel para disponibilizar todas as informações para a Casa Legislativa e ao povo de São Luís.

O diretor do IBGE, Marcelo Virgíneo, arguiu que até o presente momento, com 80% (oitenta por cento) do trabalho concluído do censo demográfico de São Luís, a Capital conta com uma população de 1.064.000 (Um Milhão e Sessenta e Quatro Mil habitantes).

Ainda segundo o diretor do Instituto, o órgão precisou encaminhar estas informações preliminares ao Tribunal de Contas da União – TCU, que é o órgão responsável por emitir os parâmetros de cálculos de repasses financeiros constitucionais aos estados e municípios.

Em tempo: a preocupação do vereador Álvaro Pires é que São Luís perca repasses devido ao déficit populacional da Capital.

E mais: um fato relevante apresentado pelo vereador durante a reunião é que o parâmetro de calculo de repasses, devido ao número de habitantes precisa ser revisto pelo Governo Federal, haja vista que a população brasileira tem tendência de diminuir;
Pra fechar: até o fim desde século, a população do Brasil vai encolher em quase 50 milhões de pessoas, segundo estudos realizados por pesquisadores da escola de medicina da Universidade de Washington e publicado na revista científica britânica ‘The Lancet’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.