Agenda extensa marca mais um dia de trabalho de Lucyana Genésio

Ontem (19), Lucyana Genésio, Secretária Adjunta da SEMA, esteve presente e fez parte da mesa na solenidade de entrega dos equipamentos do Programa Maranhão Sem Queimadas, mais um programa que Lucyana Genésio leva para a Baixada através do Governo do Estado e da Secretária de Meio Ambiente do Estado.

No evento estiveram presentes a Supervisora de Uso, Gestão e Manejo da Flora e Floresta da SEMA, Fabiana Lopes, o Secretário Municipal de Governo de Pinheiro, Alessandro Montenegro, Presidente da Câmara Municipal de Pinheiro, Elizeu de Tantam, o
Secretário Adjunto de Meio Ambiente de Pinheiro, José Maria Fernandes, Secretário de Meio Ambiente de Mirinzal, Denis, e demais autoridades do município.

O programa visa realizar a fiscalização, monitoramento e a conscientização dos produtores e sociedade, buscando a diminuição dos focos de incêndio e queimadas no Estado, além do combate e prevenção.

A campanha tem parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). As queimadas sem controle podem causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal, diminuindo a fertilidade do solo deixando-o pobre, causando desertificação, aumentando o aquecimento global, extinguindo espécies de animais nativos e comprometendo a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde da população, provocando vários tipos de doenças, principalmente respiratórias, além é claro dos prejuízos patrimoniais públicos e privados.

 

“Pensando nisso, a SEMA está fazendo a doação de equipamentos necessários para auxiliar no combate às queimadas no município de Pinheiro. Estado e municípios estão juntos em prol da preservação e conservação ambiental e precisamos contar com a ajuda de todos vocês. Estamos juntos nessa e conto com todos” destacou Lucyana.

Em seguida, Lucyana participou de uma reunião com o Secretário de Igualdade Racial do Estado e com representantes das cidades da Baixada para organizar a rota Quilombola da Baixada Maranhense para que os mesmos recebam benefícios do Programa Maranhão Quilombola.

Logo após, a Secretária visitou o Centro de Imagem Marlu Ribeiro, conheceu a estrutura e conversou com os profissionais. Para completar, esteve no Hospital Materno Infantil que oferece aos Pinheirenses e também à Baixada um atendimento humanizado e de reconhecimento.

A tarde, o encontro foi com a População dos Povoados Montes Claros e Nova Ponta Branca, na entrega de cestas básicas, acompanhando os Vereadores Herasmo Leite, Maguinho do Kiola, a Secretária Bianca do Social e a Adjunta Noelma Sodré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.