Pesquisa realizada pelo instituto Prever realizada em Humberto de Campos aponta vitória tranquila do candidato do DEM Luís Fernando. De acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, Luizinho seria eleito prefeito com 43,2% dos votos, contra 23,8% do atual prefeito Zé Ribamar e 21,3% da terceira colocada Gardênia. Desde sua pré-candidatura até agora a vantagem de Luizinho só aumenta e hoje a diferença é de quase 20 pontos pra o segundo colocado e de mais de 20 pontos para a terceira colocada.
Na pesquisa espontânea, aquela em que o eleitor responde sem que seja apresentado uma lista de candidatos, Luís Fernando também tem larga vantagem e é o escolhido por 39,9% do eleitorado. O prefeito Zé Ribamar aparece com 22,2% seguido de Gardênia com 17,5%.
A pesquisa também avaliou a percepção de vitória do eleitor e a rejeição dos candidatos. Para 39,3% do eleitor, Luís Fernando vence a eleição, enquanto apenas 24,4% do eleitorado acredita na eleição do prefeito Zé Ribamar e somente 12,2% acreditam numa vitória de Gardênia.
Rejeição
No quesito rejeição, quando o eleitor diz em quem não votaria de jeito nenhum, o prefeito Zé Ribamar é o mais rejeitado pelo eleitorado com 48,8%. Segundo especialistas , esse alto índice de rejeição é irreversível, ou seja, segundo esse levantamento, Zé Ribamar não tem chances de vencer a eleição. Gardênia é a segunda mais rejeitada com 18,6% . O menos rejeitado é o candidato do DEM, Luizinho, com apenas 11,4% .
Consolidado
Diante dos números da pesquisa Prever, a vitória de Luiz Fernando é praticamente certa. Ele lidera com quase 50% das intenções de votos e tem uma vantagem de mais de 20 pontos sobre seus adversários. E além de ter a menor rejeição, e ainda conta a alta rejeição do atual prefeito Zé Ribamar.
Registro
O instituto Prever Pesquisas de Opinião, contratado pela CES Soluções Tecnológicas LTDA / CES Telecom, ouviu 361 eleitores em Humberto de Campos, entre os dias 10 e 12 de outubro de 2020. A com margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número MA-09527/2020.