Totalmente reformado pela gestão do prefeito Edivaldo, Centro de Saúde Nazaré Neiva beneficia população do São Raimundo e adjacências

A população do bairro São Raimundo e adjacências recebeu, este mês, da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, o Centro de Saúde Nazaré Neiva totalmente reformado. A unidade é mais uma requalificada dentro de um amplo pacote de reestruturação da rede municipal de saúde a partir do São Luís em Obras. Por meio do programa, já foram reformadas a Unidade de Saúde da Família do São Francisco, Centro de Saúde do Quebra Pote, Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, Unidade de Saúde da Vila Sarney e ainda a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde. Também foram entregues alas do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), que foram reformadas. Além disto, o prefeito Edivaldo, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem ampliado a quantidade de leitos ofertados na rede municipal.

“Temos feito grandes investimentos na área de saúde com o objetivo de ampliar os serviços e garantir atendimento de qualidade para a população. O Centro de Saúde Nazaré Neiva passou por reforma estrutural completa, ganhou novos equipamentos e mobílias e novas áreas. Com a obra teve também sua capacidade de atendimento ampliada, o que é importante neste momento de crise sanitária. Outras unidades estão passando por obras e em breve também serão entregues”, disse o prefeito Edivaldo.

Com a entrega do Centro de Saúde Nazaré Neiva, a população do bairro e localidades adjacentes tem à disposição serviços como consultas e outros procedimentos em um espaço totalmente remodelado, com conforto e comodidade para pacientes e profissionais de saúde.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho, a recuperação da unidade contempla uma série de ações desenvolvidas pelo município, ampliando a capacidade de assistência à população. “Por orientação do prefeito Edivaldo, a saúde de São Luís está com uma série de obras para incrementar o amparo aos pacientes. Um destes projetos é justamente a reforma do Centro de Saúde Nazaré Neiva, que passou por ampla reforma. Trata-se de um legado que permanecerá à população ludovicense”, disse.

Além do Centro de Saúde Nazaré Neiva, também estão em andamento obras em outras unidades da cidade. As unidades mistas do Bequimão e do São Raimundo estão sendo recuperadas e, em breve, serão entregues totalmente reformadas à população. Dentre as intervenções, estão recuperação física de setores, inclusão de novos equipamentos e de serviços.

O município também deverá entregar, nos próximos dias, novos leitos para atendimento de casos moderados e leves de pacientes com coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento da zona rural. A unidade terá 22 leitos novos, sendo 18 clínicos e outros quatro para estabilização. Estes últimos contarão com respiradores e aparelhos de oxigênio.

Recentemente, a gestão do prefeito Edivaldo também entregou 20 leitos exclusivamente para o atendimento de pacientes infantis com sintomas de síndromes respiratórias ou gripais no Hospital da Criança. Além disso, a Prefeitura de São Luís mantém parceria com o Governo do Maranhão e leitos conveniados na rede privada (Clínica São José e Hospital Português).

REFORMA

A reforma no Centro de Saúde Nazaré Neiva começou no fim do ano passado e envolveu a troca de ripas e telhas, reparos no forro de todo o prédio, além de recuperação da parte elétrica e pintura da estrutura. Portas e grades, além de janelas foram recuperadas.

Também foram construídas duas salas, sendo uma para triagem dos pacientes e um novo espaço para procedimentos de curativo. Foram incluídos ainda dois novos consultórios, ampliando a capacidade de atendimento aos cidadãos.

A reforma também incluiu a construção de um almoxarifado, para o armazenamento de insumos e outros materiais e de uma sala para esterilização dos equipamentos usados pelos profissionais de saúde. O consultório odontológico passou por reforma e recebeu nova cadeira e equipamentos, além de troca do ar-condicionado.

SÃO LUÍS OBRAS

A reforma do centro de saúde integra o pacote de ações do programa São Luís em Obras, uma iniciativa o prefeito Edivaldo em andamento desde o ano passado. O programa atua em frentes como infraestrutura e urbanização de bairros, reforma de mercados, construção de pontes, drenagem profunda e superficial, reforma de escoas, entre outros.

Na área da saúde, a rede municipal está sendo reestruturada e o atendimento na atenção básica reforçado e ampliado. Outras unidades de saúde estão passando por reformas, entre elas o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Alemanha e os centros de saúde da Cidade Olímpica, Santa Clara e Vila Bacanga, entre outros equipamentos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.