SMTT Congestiona São Luís!

Manifestação beira-mar (2)Parece piada o slogan da administração HolanDINO: “Avança, São Luís”. Como assim? A cidade não sai do lugar! Além da lerdeza na execução do “grande projeto de mudança” da capital, a lista de reclamações em relação à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a SMTT, só vem se acumulando a cada dia. E justo o órgão responsável pela mobilidade urbana.

Um antigo problema do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros e Fretamento do Estado do Maranhão (Setrefma) continua causando muita dor de cabeça aos profissionais cadastrados: a atuação de vans clandestinas que ficam na área do Anel Viário, em São Luís, e que fazem o transporte alternativo de passageiros para municípios da Baixada maranhense via ferry-boat.

Somado a isto, ainda há o calvário cotidiano do caos no transporte público da cidade, com uma das frotas de coletivos mais velhas do país. São empresas de ônibus que deveriam se chamar “Solar do Outono”. Além disso, o número insuficiente de veículos de transporte e a péssima articulação operacional dos Terminais de Integração também foram motivos para a deflagração de um movimento que parou a capital, na última sexta-feira (21). Mesmo em meio a tantos problemas, a SMTT permanece prostrada, em marasmo absoluto, indiferente ao entra e sai de secretários.

Para piorar, uma denúncia feita pelo vereador Fábio Câmara (PMDB) com base em documentos, revela um contrato de R$ 1.318.922,40 (um milhão, trezentos e dezoito mil, novecentos e vinte dois reais e quarenta centavos), pagos mensalmente à CONSULT-TRANS – Consultoria Especializada LTDA. A empresa de “consultoria” usa em seu “cartão de visitas” um telefone da prefeitura, funciona no prédio da SMTT e parece usar funcionários do Município. E, além de não pagar nenhum centavo de energia, água, material e pessoal, o proprietário da empresa ainda exerce a função de gerente de transporte. Quer mais mordomia? O mais absurdo é que o cargo nunca o tal “gerente” foi criado pela Lei Municipal 4.857/2007, e não existe na estrutura da SMTT. Um escândalo.

A gestão “mudelo” é uma esculhambação só. Assim com o Socorrão I, que já trocou de direção quatro vezes, a SMTT  acumula três diretores em pouco mais de um ano de mandato de Holandinha. Enquanto isso, a vida da população de São Luís permanece parada, congestionada.

 

1 pensou em “SMTT Congestiona São Luís!

  1. Que postagem mais nojenta, se tu estás te sentindo incomodado com alguma coisa tudo bem que cobre dos governantes, mais respeite a população, essa comparação envolvendo “Solar do Outono” com estes joguinhos políticas de quem, claramente, quer atingir adversários, é horrível. e tem mais: O que Fábio Câmara escreve, não se lê. Quem um dia ja viu alguma denuncia dele ser comprovada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.