Presidente da Câmara de Alto Alegre do Pindaré responde a processo por improbidade administrativa

Presidente da Câmara , vereador Alan Kardec

O Ministério Público do Maranhão, através de sua representante na Comarca de Santa Luzia, Dra. Herlane Maria Fernandes de Carvalho, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o atual presidente da Câmara de Vereadores de Alto Alegre do Pindaré, o Ver. Allan Kardec Félix de Sousa, pelo fato de que o mesmo deixou de apresentar a prestação de contas anual do exercício financeiro de 2012, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

O vereador é uma velho conhecido da justiça por não acatar decisões judiciais. A última dele foi quando se escondeu para não cumprir determinação da juíza Marcelle Adriane de dar posse ao vice-prefeito do município.

Segundo a promotora, Por determinação legal, a prestação de contas é dever imputado ao gestor público tipificada na Lei de Improbidade, e tal obrigação funciona como mecanismo que permite verificar se os valores repassados aos municípios foram devidamente aplicados segundo a finalidade que lhe foi designada, se as políticas publicas estão sendo executadas na forma conveniada, ou se, ao contrário, está havendo malversação do erário público, o que por certo ofende os direitos da coletividade, que deveria ser atendida por obras ou serviços públicos.

Como penalidades a serem aplicadas ao gestor inadimplente, o Ministério Público requer que seja o mesmo condenado ao ressarcimento integral do erário em caso de dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.