Quase 1.800 pacientes morreram nas unidades municipais de São Luís em 2013; média é de cinco mortos por dia

Do Atual7

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) – inscrição determinada pelo Ministério da Saúde para todos os estabelecimentos (públicos ou privados), que prestam algum tipo de assistência à saúde – revela que 1.714 pacientes foram a óbito nas unidades da Prefeitura de São Luís, entre janeiro e novembro de 2013, primeiro ano de gestão do petecista Edivaldo Holanda Júnior. A informação é do Blog do Itevaldo.

Pelos números do CNES, em média, cinco pacientes morreram por dia nas unidades municipais administradas pelos ‘três’ secretários de Saúde de Holanda Júnior, apenas entre janeiro e novembro do ano passado. A média mensal ficou em 156 pessoas.

Nas duas principais unidades de urgência e emergência da capital do Estado, o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, e o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, morreram 922 e 715 pacientes, respectivamente. O Socorrão I teve uma média mensal de 84 mortos entre janeiro e novembro de 2013, o Socorrão II de 65 mortos. Um verdadeiro genocídio.

Mais: em maio do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde, na época administrada pelo primeiro homem de confiança de Holanda Júnior, Vinícius Nina, divulgou que havia realizado diversas melhorias no Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos. Ainda assim, as tais melhorias não foram suficientes para tirar a unidade da terceira colocação em número de óbitos da rede Municipal de Saúde.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, 31 pacientes morreram no Hospital da Criança. Na quarta posição aparece a Unidade Mista do Bequimão, com 23 óbitos; e em quinta a Unidade Mista do Itaqui Bacanga, com 15 mortos.

Abaixo, a tabela completa dos dados disponibilizados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde:

DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA Troca de secretários na rede Municipal de Saúde não foi suficiente para resolver falta de estrutura física e atendimento adequado aos pacientes das unidades do Município. Foto: Reprodução / CNES
DESCASO COM A SAÚDE PÚBLICA Troca de secretários na rede Municipal de Saúde não foi suficiente para resolver falta de estrutura física e atendimento adequado aos pacientes das unidades do Município. Foto: Reprodução / CNES

4 pensou em “Quase 1.800 pacientes morreram nas unidades municipais de São Luís em 2013; média é de cinco mortos por dia

  1. Esses são os dados que o IML, Ministério da Saúde, socorrões e funerária possuem. Mas as causas não são reveladas. Uma matéria séria, mostraria na natureza das mortes.

  2. Mais da metade com certeza são oriundos do interior do Estado, onde nosso querido Secretário Britânico deixa o povo vir morrer em São Luis. E outra, o ferido gravemente vai morrer onde? Em um bar? Me poupe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.