Antônio Pereira destaca a importância do IFMA para a juventude do Maranhão

O deputado Antônio Pereira (DEM) prestigiou, recentemente, uma audiência pública realizada no Auditório Vinícius Torres, para definir os cursos que a população precisa e a implantação do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) do Município de Presidente Dutra, idealizado pelo Governo Federal para beneficiar milhares de jovens estudantes da próspera Região Central do Estado do Maranhão.

Durante a solenidade, Antônio Pereira destacou a importância de todos os cursos do IFMA, especialmente os de Petróleo e Gás e Técnico em Termoelétrica. Para o deputado, todos os  cursos são de fundamental importância na qualificação profissional e geração de empregos e renda, para milhares de jovens de Presidente Dutra e de todos os municípios do Maranhão.

O democrata observou que o município de Presidente Dutra está no centro da considerada “região do gás”, que nos próximos anos receberá o forte impacto de desenvolvimento, por conta da instalação de grandes projetos de exploração de petróleo e gás, e precisará da mão-de-obra local. “É importante qualificar os jovens para trabalhar nas empresas e evitar o êxodo rural”, afirmou.

O prefeito de Presidente Dutra, Juran Carvalho, disse que a presença do IFMA significa excelentes perspectivas de geração de empregos, renda e qualificação profissional para milhares de jovens, que são obrigados a deixar o município e se aventurar em outros centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Juran calcula que durante a construção do prédio do IFMA, que custará R$ 8 milhões, serão gerados milhares de empregos na  região.

Para o reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, a audiência pública foi um momento histórico para o IFMA de Presidente Dutra. Segundo ele, a audiência comprovou o interesse de grande quantidade de pessoas, a maioria estudantes, pela implantação do IFMA. Já o diretor de desenvolvimento institucional do IFMA, Agenor Filho, considerou a audiência um sucesso, pois a população atendeu o chamamento e participou dos debates.

AUTORIDADES PRESENTES

Também participaram da audiência pública o secretário municipal de Educação, Biné Soares, o gestor regional de Educação, Jurivaldo Carvalho, empresários, sindicalistas, professores e centenas de estudantes das redes públicas estadual, municipal e privada e a população. A Câmara Municipal de Presidente Dutra foi representada pela presidenta da Casa, vereadora Sílvia, e pela maioria dos vereadores do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.