Manifestantes bloqueiam MA-201 em Paço do Lumiar

Um grupo de aproximadamente 50 manifestantes interdita desde às 9h de hoje (1°) a MA-201, em Paço do Lumiar (MA), a 27 quilômetros da capital maranhense. A rodovia estadual é uma importante via de acesso às cidades que compõem a Região Metropolitana de São Luís.

Para bloquear a via, os manifestantes atearam fogo em pneus velhos e galhos de árvores. De acordo com a liderança do movimento, o protesto é por melhorias nas áreas de saúde, educação e segurança. Até o momento, não há problemas no trânsito do local.

Protestos no Maranhão
Os protestos por melhorias nos serviços públicos, que se espalharam pelo país no mês passado, eclodiram no Maranhão no dia 18 de junho, quando trabalhadores rurais bloquearam a Rotatória do São Cristóvão, em São Luís (MA), atingindo o trânsito das principais avenidas da cidade.

No dia 19 de junho, a primeira manifestação aconteceu na capital, quando milhares se reuniram na Praça Deodoro e saíram em protesto pelas ruas do Centro de São Luís. De lá para cá, outras grandes manifestações aconteceram na cidade.

No sábado (22), manifestantes fizeram passeata da Praça Maria Aragão até a Ponte do São Francisco. Na manhã de segunda (24), a Av. dos Portugueses, a BR-135 e a Rotatória do Anel Viário foram bloqueadas e houve protesto em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) à noite. Na terça (25), a população foi às ruas na Cohab, um dos mais populosos bairros da capital e, na quarta-feira (26), houve manifestação novamente em frente à sede da AL-MA.

Na manhã de quinta-feira (27), houve protesto na BR-135, próximo a Pedrinhas, e na MA-203, em Raposa (MA). À tarde, a BR voltou a ser interditada, desta vez no Campo de Perizes, em Bacabeira, na entrada de São Luís.

Na sexta-feira (28), três manifestações foram realizadas em pontos distintos da BR-135, em São Luís (MA) – um na Vila Itamar, outro na entrada do Maracanã e um terceiro próximo ao Povoado de Inhaúma, na zona rural.

No domingo (30), médicos realizaram caminhada na Av. Litorânea em protesto por mais investimentos na saúde e contra anúncio do Governo Federal de trazer médicos estrangeiros sem submetê-los à prova de revalidação de diploma criada pelo Ministério da Educação (MEC).

Ainda, um grupo de indígenas também ocupou a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em protesto. Manifestações foram registradas também em outras cidades do interior do Maranhão, como São José de Ribamar, Imperatriz, Santa Inês, Bacabal, Codó, Caxias, Itapecuru Mirim, Arari e Paço do Lumiar.

G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.