População do Itaqui-Bacanga vai para às ruas na tarde desta segunda-feira

O fenômeno das manifestações populares que ocorreram em todo o país durante o mês passado, parece que continuará no mês de julho. Pelo menos em São Luís já existem mobilizações que pretendem continuar indo às ruas para reivindicar os anseios da população.

É o caso do movimento “Vem Pra Rua/ Itaqui-Bacanga”. Marcado para a tarde desta segunda-feira (1/07), às 14 horas, na Praça do Bacanga, o grupo se reunirá para manifestar as suas insatisfações com os problemas vividos pelos moradores da área e defender interesses locais.

Organizado por uma comissão formada por lideranças comunitárias e estudantis, o grupo acredita que a área sofre com a falta de investimentos públicos. Segundo informações encontradas na página do movimento no facebook, a região do Itaqui-Bacanga é responsável por mais de 70% do PIB da capital. Os impostos que partem do local dificilmente são investidos na área, que tem uma população de quase 300 mil habitantes, quase um terço da população de São Luís e 60 bairros.

Entre as reivindicações, estas são, para o grupo, emergenciais: duplicação da barragem do Bacanga (com a criação de uma rota alternativa), quebra do monopólio exercido por uma empresa de transporte públicona região a mais de 40 anos, e criação de cooperativa de transporte alternativo, implantação de uma Central de Marcação de Consultas Médicas para os moradores, regularização fundiária em toda área Itaqui-Bacanga, entre outros.

Como resultado do protesto, o “Vem Pra Rua/ Itaqui-Bacanga” pretende convocar a população para a elaboração de uma carta à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado e solicitar audiências públicas na Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa para discussão das reivindicações.

Mais de mil pessoas já confirmaram a presença na manifestação. A organização do evento estima que esse número chegará a 2 mil no momento da manifestação.

O imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.