44,41% dos usuários de coletivo de São Luís recebe benefício na tarifa

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) informou ontem, por meio de relatório, que 44,41% dos usuários de ônibus de São Luís, o que corresponde a 750 mil pessoas, se beneficiam de algum desconto ou até abatimento total na cobrança do valor das passagens. Ainda segundo o SET, esse percentual é considerado alto e um dos maiores do país, o que, de acordo com a direção do órgão, inviabiliza investimentos na frota de veículos, considerada antiga, e também seria um dos empecilhos para o reajuste nos salários dos motoristas e cobradores, que pleiteiam 15% de aumento.

Ainda de acordo com o SET, somente com a gratuidade, benefício concedido, entre outras pessoas, a idosos com mais de 60 anos, deficientes físicos, mentais, auditivos e visuais e aposentados, são assistidas 98.551 pessoas na capital. Os idosos acima dos 65 anos, com 65.654 pessoas, formam o público mais contemplado com o abono na passagem.

De acordo com o superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, esse índice de gratuidade na cidade precisa ser revisto. “Não há como qualificar os serviços atualmente oferecidos pelas empresas do setor com esse número de pessoas, seja quem tem desconto de 100% no valor da passagem, ou aquelas que pagam somente meia tarifa, como é o caso dos estudantes. Se essa medida não for revista o quanto antes, o risco de um colapso no sistema aumentará”, disse.

O estado do maranhão.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.