Deputados estaduais destacam trajetória política do senador José Sarney

Agência Assembleia 

Os deputados Roberto Costa (PMDB), Magno Bacelar (PV) e Edilázio Júnior (PV) destacaram, na sessão desta quinta-feira (7), a trajetória política do senador José Sarney (PMDB). Eles elogiaram o trabalho realizado por Sarney na condição de presidente do Senado e do Congresso Nacional, especialmente no exercício do mandato que se encerrou no dia 31 de janeiro passado.

“Eu gostaria de destacar muito a saída do senador Sarney da presidência do Congresso Nacional, enquanto maranhense, enquanto membro do PMDB”, declarou Roberto Costa, ao iniciar seu discurso. Ele salientou que o senador Sarney já tem um largo período de 56 anos de vida pública, e ocupou os cargos mais destacados da República.

“Ele teve uma saída honrosa da presidência do Senado Federal, uma saída que emocionou a todos nós e, ao final do seu discurso, depois de relacionar os grandes feitos que ele fez para fortalecer o Poder Legislativo da mais alta corte do nosso País e todos os senadores, independentemente de cor partidária, de posição política se levantaram e aplaudiram, não o presidente do Congresso, mas a história do presidente do Congresso, José Sarney”, discursou Roberto Costa, na tribuna.

Falando na condição de novo líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, formado pelo PMDB, DEM, PTB e PTdoB, Roberto Costa acrescentou que foi motivo de orgulho e de muita alegria para todos os maranhenses assistir ao reconhecimento do Congresso Nacional à pessoa do senador José Sarney.

O deputado Magno Bacelar, discursando na mesma linha utilizada pelo deputado Roberto Costa, frisou que o senador José Sarney “é o nosso maior líder, e não poderia deixar de fazer uma referência a este maranhense ilustre que tanto serviço tem prestado ao nosso País, ao nosso Brasil e principalmente o nosso Estado do Maranhão”.

Magno Bacelar citou a realização da obra de duplicação da BR-135 como fruto da articulação política do senador José Sarney no Congresso Nacional.

“Esta obra da BR-135 foi exatamente uma grande luta do presidente Sarney, porque esse primeiro trecho entre São Luis e Bacabeira, praticamente era só para o ano que vem. E além do presidente Sarney liberar, ele conseguiu também fazer com que o trecho de Bacabeira até Entroncamento, e de Entroncamento até Miranda fosse incluído no PAC. Isso foi graças à audiência que ele teve com a nossa presidenta Dilma. Então é importante a gente saber da importância do reconhecimento deste grande líder, que governou podemos dizer, administrou o Congresso Nacional por quatro mandatos. Inclusive elegendo o seu sucessor na presidência do Senado”, afirmou Magno Bacelar.

O deputado Edilázio Júnior (PV) também fez um discurso de reconhecimento do trabalho do presidente Sarney. “Eu sempre digo: conseguir ser uma vez presidente do Senado já é um feito histórico para qualquer político, só em ser senador já é uma grande coisa. Agora, conseguir ser presidente de uma casa onde se encontra toda a elite da política nacional, ali estão ex-governadores, ex-ministros e ex-presidentes, conseguindo ser não só uma, mas quatro vezes presidente daquela Casa, isto mostra realmente o reconhecimento da classe política em relação ao presidente Sarney”, disse Edilázio Júnior.

Ele salientou a postura de conciliação que marca a trajetória do senador Sarney na relação com os parlamentares e com todos os políticos, respeitando o espaço de cada partido.

“Sarney foi presidente da República em um momento muito conturbado, no momento da transição do militarismo para a democracia, e conseguiu com todas as dificuldades fazer essa transição da melhor forma possível”, frisou Edilázio Júnior.

RESSALVAS

Ao fazer um aparte ao discurso proferido pelo deputado Magno Bacelar, o deputado Marcelo Tavares (PSB) observou que o senador José Sarney, além de ter exercido a presidência da República, foi amigo de todos os últimos presidentes do Brasil.

“Mas eu, como maranhense, só tenho a fazer um lamento: Sarney foi tudo isso, mas não resolveu o problema de saneamento do Maranhão; não resolveu o problema da educação no Maranhão, que é a pior educação do Brasil; não resolveu o problema da renda do maranhense, que é a pior renda per capta; não resolveu o problema da infraestrutura do Maranhão, que até hoje tem que fazer empréstimo para fazer estrada”, afirmou Marcelo Tavares.

Ele acrescentou que o senador José Sarney não resolveu nenhum problema do Maranhão em 50 anos de vida pública: “Então, como maranhense, eu só tenho a fazer um lamento porque de fato a situação do nosso Estado é incompatível com o tamanho da carreira que o presidente Sarney fez no poder público”, assinalou Marcelo Tavares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.