Primeiros testes com VLT são aprovados pela população

Com grande participação popular, foram iniciados, nesta quinta-feira (20), os primeiros testes com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo implantado pela Prefeitura de São Luís. O veículo percorreu o trecho de 800 metros já pronto, que segue do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande até o Mercado do Peixe.

O período de testes deste primeiro trecho finalizado (Praia Grande – Mercado Peixe) dura de 10 a 15 dias. Serão de 6 a 8 passeios diários.

Ao se posicionar na plataforma de embarque construída, que dá acesso ao Terminal de Integração, centenas de pessoas, entre populares e profissionais da imprensa, foram conhecer as instalações do VLT. A população teve livre acesso para conhecer as dependências dos dois carros e testar, em movimento, o novo meio de transporte. No local, instrutores concederam explicações e detalhes sobre o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos e dirimiram as dúvidas existentes.

Em seguida, com os passageiros acomodados nos assentos e as seis portas fechadas, foi realizado o teste com o veículo em movimento. Os dois carros que formam o VLT, que tem capacidade para 358 pessoas, percorreram o trecho de ida e volta da via permanente (grade ferroviária) já concluída. O trajeto ocorreu de forma tranquila, eficiente, com bom desempenho e sem qualquer problema técnico. Ao final, o Veículo Leve Sobre Trilhos ganhou a aprovação da população ludovicense.

“Foi ótimo. A experiência foi uma maravilha. É confortável, seguro e estável”, disse a dona-de-casa Jackeline Cristina Carvalho, 23 anos. Moradora da Vila Itamar, ela decidiu acompanhar o teste ao lado do filho Guilherme, de um ano. “Eu estava esperando o ônibus para ir embora quando vi um movimento de pessoas em direção ao VLT. Então procurei ver de perto. Valeu a pena; foi tudo legal, era um investimento que São Luís precisava ter”, disse.

O VLT tem duas cabines opostas, o que suprime a necessidade de manobra para poder mudar o sentido do trajeto pelo fato de ter movimentação bidirecional. Além disso, o veículo possui rapidez de resposta na hora da frenagem, bem como velocidade de resposta de aceleração e estabilidade de velocidade. Cada carro tem 18 metros de extensão, que formam o veículo de 36 metros, com seis portas, que abrem simultaneamente.

Aceitação popular – Assim que começou o deslocamento dos dois carros, as manifestações de alegria e entusiasmo tomaram conta dos presentes. A experiência com o VLT em movimento ganhou a aceitação do jornaleiro Denis de Sousa, 23 anos, que há mais de três vende jornal no Terminal da Integração da Praia Grande.

“Eu cheguei a duvidar que esse projeto da Prefeitura sairia do papel, mas agora estou vendo com meus próprios olhos que o VLT é uma realidade em São Luís; é de verdade. A cidade estava precisando de uma obra como essa, pois precisamos criar alternativas para resolver os problemas que existem no nosso trânsito”, reconheceu o jornaleiro, admirado com o avanço das obras. “Já estou pensando até em vender meu jornal aqui”, brincou.

O VLT é movido a biodiesel, tanto o carro líder (motor de tração) quanto o carro reboque (gerador). Ele tem uma velocidade média de 40 km/h (hoje a velocidade média operacional do transporte coletivo em São Luís é de 12 km/h) e é constituído de ar-condicionado, cadeiras de fibra, GPS (avisa quando se aproxima a próxima estação), espaço para idosos, grávidas, obesos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Entre as vantagens, estão a regularidade, pontualidade e menor tempo de espera.

O auxiliar Felipe Gomes, 44 anos, residente no bairro São Cristóvão, também reagiu de forma positiva à prova ao qual se submeteu ao andar no VLT. “Impressionou-me a sofisticação; é tudo moderno; o ambiente é climatizado, as cadeiras são confortáveis. O VLT é o melhor presente que São Luís ganhou no ano do seu quarto centenário de fundação. Mérito para a atual administração”, declarou. Ele condenou as ações impostas para obstaculizar a execução das obras.

“Ninguém pode ser contra uma obra que só vai trazer benefícios para os ludovicenses. Esses que criticam, se conhecessem melhor a concepção desta obra e viessem ver de perto como ela funciona, com certeza mudariam essa mentalidade”, defendeu Felipe Gomes.

A moradora do Olho D’Água, Marli Araújo, também compartilhou do mesmo pensamento. “É uma alternativa de mobilidade urbana que já existe em outros lugares, uma realidade comum, inclusive, na Europa e que irá trazer melhorias importantes para a trafegabilidade da nossa capital”, destacou.

Durante duas semanas, serão realizados os testes estáticos (via permanente) e dinâmicos (veículo) com passageiros e sem passageiros. A população terá acesso livre para conhecer o VLT. Um trabalho educativo já está sendo realizado no local sobre o projeto de execução do Veículo Leve sobre Trilhos em São Luís.

Etapas em andamento – O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, informou que já foram concluídas as intervenções no trecho entre o Terminal da Praia Grande e o Mercado do Peixe e que as outras etapas da obra já estão em andamento.

Segundo José Arthur Cabral, a Prefeitura já deu início à etapa 2 da obra do VLT em São Luís, (sentido vindo do Bar do Marujo, passando por detrás do Sambódromo, no Bacanga, em direção ao pontilhão metálico/Mercado do Peixe), onde estão sendo realizados serviços de terraplanagem para a colocação da brita e, posteriormente, a grade ferroviária. Estes trabalhos consistem na implantação da superestrutura com a instalação dos dormentes e dos trilhos.

Andamento da obra – O adjunto da SMTT também disse que está sendo realizada a construção do pontilhão no Portinho (ponte metálica de 35 metros), necessária por conta da intercepção da via permanente com um trecho do canal do Mercado Central. “Os serviços do pontilhão estão na parte de fundação”, assinalou.

Arthur Cabral esclareceu que o trecho que passa por um posto de combustível será feito logo após ser finalizado o pontilhão metálico, como também depois de preparada a área (já iniciada) para o deslocamento dos vendedores de pescado, que serão transferidos para um local que fica próximo ao próprio mercado.

“Não há impasse entre a Prefeitura e o posto, a escolha de um novo local para o empreendimento já está sendo acordada entre as partes”, esclareceu Cabral. O secretário acrescentou que a etapa 3 da obra começa já na próxima semana, trecho do sentido da rotatória do Bacanga à rotatória da Rádio São Luís. “Os trilhos e dormentes de concreto já chegaram e logo será feita a montagem dos trilhos (construção da grade ferroviária)”, delineou José Arthur Cabral Marques.

O secretário informou ainda que, até dezembro deste ano, será finalizado o segmento que vai da Praia Grande ao Bairro de Fátima – de 5 km. A primeira etapa de 800 metros, que foi feita do ponto que segue do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande até o Mercado do Peixe, já está pronta e já recebeu iluminação; e a área envolta, que estava degradada, foi reurbanizada. Toda a via recebe cercas de proteção.

A etapa inicial do VLT consiste no primeiro trecho de execução da Linha I do VLT (Centro – São Cristóvão), que irá até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Franceses e Africanos, numa extensão de 13 Km. A Linha I do VLT (Centro – São Cristóvão) terá ao todo seis VLTs, totalizando 12 carros. A segunda etapa (linha 2) será do Anjo da Guarda ao Centro.

O imparcial.com

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