Eliziane Gama defende incentivo a atividade dos catadores de lixo

 A deputada Eliziane Gama (PPS), que também é membro da Comissão de Meio Ambiente da ALEMA, defendeu a organização e incentivo ao trabalho dos catadores de lixo para contribuição da coleta seletiva. A parlamentar defendeu que além de garantir o equilíbrio ambiental, o processo de reciclagem pode ser uma importante fonte geradora de emprego e renda para a população.

 Eliziane Gama destacou que em São Luís, que é a Capital do Estado, ainda não há uma organização e nem incentivo por parte dos gestores públicos para os trabalhos de catadores de lixo.

 “Não há em São Luís um planejamento para a atividade dos catadores. Não há organização, nem incentivo para que o lixo seja distribuído e feito de uma forma organizada”, disse.

 Segundo a parlamentar, a reciclagem do lixo é o melhor caminho para a garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado. O problema do despejo inadequado do lixo envolve todo o Estado do Maranhão, pois dados apontam que 90% dos municípios maranhenses não têm um aterro sanitário adequado.

 A parlamentar lembrou ainda da situação do Aterro da Ribeira. “O Aterro Sanitário da Ribeira está com a vida útil se esgotando daqui a dois anos. Temos uma legislação federal para que haja uma adequação e preocupação por parte de todas as cidades do Brasil até 2014”, frisou.

Agência Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.