Beneficiários do Bolsa Família em São Luís terão crédito

Garantir continuidade ao aprendizado nas capacitações e estimular novos microempreendedores. Este é o objetivo do projeto que vai garantir micro crédito às 80 mil famílias cadastradas no Bolsa Família, em São Luís. O programa será implantado neste semestre e atenderá as famílias incluídas em cursos de capacitação. O acesso será disponibilizado por meio de um cartão de micro-crédito onde constará o montante que cabe a cada beneficiário. O programa foi divulgado durante a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar de São Luís, aberta ontem, no auditório da Assembleia Legislativa, com o tema “Disponibilidade de Aceso ao Alimento. Durante dois dias serão discutidas propostas locais para o setor, que vão compor relatório a ser apresentado na conferência estadual, em agosto.

A implantação do programa de micro-crédito surge no momento em que as populações carentes e pequenos agricultores rurais do estado discutem a segurança alimentar. Desde o início do ano várias conferências municipais vem sendo promovidas com o objetivo de enumerar as propostas destas comunidades e materializá-las em programas de assistência e geração de renda. A meta do programa de micro-crédito é que seja estendido, de forma gradativa, a todos os beneficiários do Bolsa Família no estado. É por meio destas conferências que podemos exigir o cumprimento das ações de segurança alimentar a esta população prioritária, ressalta o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-MA), Miércio Roberth Lpes Martins.

Mais famílias devem se incluídas no programa por meio das ações, que, gradativamente, se estenderão aos demais municípios do estado. O programa vai ser desenvolvido em parceria com os gestores municipais e suas secretarias, dentro da de atuação. O foco é a capacitação deste gestor para que ele possa levar ao seu município programas de assistência social e de melhoria da segurança alimentar. No próximo dia 6, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) reúnem para elaborar os critérios do projeto.

 (Por Sandra Viana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.