André Fufuca debate emancipação nos povoados de Auzilândia e Santo Onofre

 

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia, deputado André Fufuca (PSDB), participou no último final de semana de mais dois encontros nos municípios de Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré, para dar continuidade ao debate sobre a criação de novos municípios no Estado.

No sábado, em seu primeiro compromisso, o deputado falou para cerca de 500 pessoas no povoado de Auzilândia, município de Alto Alegre do Pindaré. O povoado fica distante 30 km da sede, tem 12 mil habitantes e cerca de seis mil eleitores. A comissão de emancipação do povoado disse que até quinta-feira entregará toda documentação ao presidente da comissão do Legislativo. O vice-prefeito, vereadores e lideranças locais também participaram da reunião.

No domingo, o deputado esteve no povoado de Santo Onofre, município de Santa Luzia. O encontro aconteceu na igreja católica do povoado e reuniu cerca de 300 pessoas. Santo Onofre fica a 52 km da sede, tem oito mil habitantes e cerca de quatro mil eleitores.

Para André Fufuca, a presença de um representante eleito pelo povo significa o compromisso da Assembleia Legislativa com suas comunidades na luta pela emancipação.

Durante os encontros, o deputado garantiu que a Assembleia, em sua totalidade, abraçou a causa da emancipação e que apesar das dificuldades que sempre surgem, a luta continuará até o fim.

“ Vamos lutar até o fim pela criação desses municípios para que cada cidadão tenha orgulho de constar em seu registro de nascimento, que é natural da cidade onde realmente nasceu”, esclareceu.

O deputado tucano fez questão de rebater as críticas de setores da imprensa que destacam apenas pontos negativos e não apresentam os pontos positivos da criação dos novos municípios. Para ele, a emancipação é uma das portas de desenvolvimento para o Maranhão, principalmente para os municípios que serão criados.

Sobre os dados que revelam que municípios criados não conseguiram se desenvolver, o parlamentar pontua que o problema é de gestão e não a emancipação. Ele disse que municípios mais novos estão hoje mais desenvolvidos que municípios mais antigos.

André Fufuca destacou o crescimento de Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Açailândia, e outros mais que só tiveram a oportunidade de desenvolvimento a partir da emancipação. “Não podemos falar em desenvolvimento com uma política de emancipação amarrada e nossos povoados esquecidos por suas sedes”.

Agência Assembleia

1 pensou em “André Fufuca debate emancipação nos povoados de Auzilândia e Santo Onofre

  1. CARO MARCELO VIEIRA, SOU DE ALTO ALEGRE DO PINDARÉ E SEMPRE ACONPANHO AS NOTÍCIAS EM SEU BLOG, E QUERO LHE INFORMAR QUE O ATUAL SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DA NOSSA CIDADE, ALÉM DE TER UMA VAN ALUGADA PRO PREFEITO, RESOLVEU EMPREGAR TODA SUA FAMÍLIA NA SECRETÁRIA. A MÃE, ESPOSA E IRMÃ TODAS COMO SUAS ASSESSORAS, VER SE PODE? E O NEPOTISMO?
    A SECRETARIA VIROU LITERALMENTE UM PSF(PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DO SECRETÁRIO)
    DENUNCIA ISSO ANDRÉ FUFUCA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.