Na Câmara, Pinto Itamaraty alerta para calotes da mineradora Vale no Maranhão e Pará

 

Como antecipado aqui no blog, o deputado Pinto Itamaraty(PSDB) levou à tribuna da Câmara, a onda denúncias contra a companhia Vale, acusada de aplicar calotes em empresas do Maranhão, Pará e Minas Gerais. 

Leia a integra do discurso de Pinto, na Câmara: 

O Maranhão está em alerta com as notícias que bombardeiam jornais e blogs envolvendo a mineradora Vale e empresas terceirizadas. De acordo com estas notícias, a Vale teria dado “calote” nas empresas contratadas, fato que levou a demissões em massa de maranhenses e paraenses e falência de empresas renomadas no Estado.

 

A Vale é acusada de “quebrar” empresas como a Covap, Logus e WO Engenharia, esta última sendo a mais prejudicada, com um rombo em torno de R$32 milhões de reais. O diretor da WO, Osmar Fonseca dos Santos, disse que já foram demitidos mil funcionários no Pará e mil e quinhentos no Maranhão por conta da quebra de contrato. 

Foram 2.500 pais e mães de famílias que perderam o emprego; são empresas que contribuem para o crescimento do nosso Estado e estão simplesmente tendo que fechar as portas, causando danos ao mercado / sociedade maranhenses. E nada foi feito, até agora, para que esta situação seja contornada.

 Caros colegas, ainda de acordo com as denúncias veiculadas na imprensa maranhense, os contratos com as terceirizadas foram firmados com a colaboração de funcionários da Vale, que recebiam propinas dos empresários que, caso não o fizessem, sofriam ameaças e deboches por parte desses funcionários. Um sistema claro de corrupção que acontece há anos, que já causou inúmeras rixas entre fornecedores e vergonha para o povo do meu Estado. 

 Não acredito que a direção da Vale tivesse conhecimento sobre este tipo de funcionário trabalhando em suas dependências. Mas sobre isso a mineradora, também, ainda não se manifestou. 

Porém, não podemos mais esperar, é chegada a hora de fazer justiça, de dar ouvidos a quem precisa falar e se libertar de um sistema corrompido. 

 O Maranhão está cheio de empresas que precisam de um espaço no mercado e, mais que isso, possuem competência para realizar bons trabalhos e gerar grande número de empregos no Estado, mas estão sendo impedidos por um e outro que se acham no direito de “beneficiar” poucos, pessoas que trocam a competência pelo dinheiro e buscam, de forma desonesta, o triunfo de um trabalho. Precisamos, Srs. e Sras. parlamentares, dar um basta nisso!   

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, atua em 38 países, nos cinco continentes. Foi criada pelo governo brasileiro em 1942, chegou ao Maranhão em 1978, com a construção da Estrada de Ferro Carajás e, em 1997, foi privatizada pelo governo Fernando Henrique Cardoso, gerando, até hoje, milhares de empregos diretos e indiretos, com lucro líquido que atingiu a marca de 10,6 bilhões de reais só no terceiro trimestre de 2010. No mesmo ano liderou a lista de maior exportadora brasileira, ultrapassando até mesmo a Petrobras. 

Em sua trajetória enfrentou denúncias de crimes ambientais, acidentes ao longo de suas ferrovias, invasão de terras indígenas, entre outros. Agora, diante de mais uma depreciação de sua imagem perante a sociedade brasileira, é preciso que se esclareça o que realmente está acontecendo, quais os motivos para tal descaso com o empresariado maranhense e quais as possíveis soluções imediatas. 

Diante disso, Sr. Presidente, peço aos colegas parlamentares, especialmente aos maranhenses, que entrem nessa discussão. Vamos buscar respostas, escutar os empresários que sofrem com esta situação e temem pelo fim de seus negócios. Eles precisam ser ouvidos, precisam de ajuda para que as empresas e a própria sociedade não sejam mais prejudicadas do que já estão sendo. Crises não são um problema só das organizações, mas também de todos as partes afetadas. 

Precisamos, por outro lado, saber o posicionamento da Vale sobre estas denúncias. A minha assessoria entrou em contato para ter conhecimento sobre o que diz a mineradora, mas até o momento não obtivemos retorno. Pedimos aos diretores da Vale que se manifestem e nos ajudem com o esclarecimento deste caso, mais um que o povo conta com o nosso apoio, deputados e deputadas federais eleitos para defendê-los. 

Não calemos diante dessa situação!

 Muito obrigado a todos,

Dep. Pinto Itamaraty

 

3 pensou em “Na Câmara, Pinto Itamaraty alerta para calotes da mineradora Vale no Maranhão e Pará

  1. Bem. É lamentável, eu, um maranhense, que conheci a W.O, bem como outras organizações que prestaram serviços para a “VALE” falirem. Não estou aqui para julgar ninguém, se foi Pablo, ou deixou de ser, se foi ele ou não a pessoa que faz parte do capital humano da “VALE”. Mas assim como a pessoa, que concretiza este tipo de “bandidagem”, sem princípios éticos e morais, pseudo honestidade, não é digno como pessoa para trabalhar se quer em uma organização. Pois lugar de bandido, que recebi propina é na cadeia.
    Isto não é apenas esse caso de “propina” que alguns dos que fazem parte do capital humano da “VALE” prejudica empresas, sejam elas de renome ou não. Porém é percebido que há outros casos também não são revelados com o temor de pais de família ficarem com receio de perderem seu trabalho, em virtude de “ASSÉDIO MORAL” por parte de algumas “LARANJAS PODRES” da VALE, ou mesmo FISCALIZADORAS DA VALE de Segurança e Saúde Ocupacional, que humilham o capital humano de empreiteiras, ameaçando de mandar demiti-los em virtude de que não foram com rosto do trabalhador, sobretudo, engenheiros ou técnicos. Manda demiti-los e os humilham. Falo isto, devido, presenciar, muitas vezes, supervisores ou mesmo técnicos de segurança (FISCALIZADORAS) que se vestem com um colete laranja, verde e agora a moda de “colete preto”, um tal de “FORÇA TAREFA”, que distorce as cores padrões de segurança do trabalho, previstas na NR 26.
    Uma bomba, é o Laboratório Metalúrgico, Físico e Químico da VALE no Boqueirão, em que uma supervisora de nome “IARA” e outra chamada de “LUCIA”, humilham constantemente empregados, e se dizem ser a tal neste setores. Muitas pessoas as temem por ameaçarem verbalmente as pessoas. Eu pergunto: “_Como é que a VALE, ao selecionar estes candidatos, com tamanho rigor, não ver este tipo de comportamento que é de praxe por muitos setores dela, seja, operacional, reuniões de segurança ou planejamento????”
    É VALE! Abra os olhos com situações como estas não chegarem aos olhos de seus clientes exigentes.
    MAS DEEM UMA ESPIADINHA NO LABORATÓRIO DO BOQUEIRÃO!
    A VALE que tanto cobra “segurança” em primeiro lugar, ou seja, no papel, com suas “RAC´s” e que deixam de lado as empreiteiras cumprirem as Legislações do Ministério do Trabalho e Emprego; a qualidade e compromisso com o Meio Ambiente e agora os NHDE/VALE, e deixa a desejar o capital mais importante dela: o humano.
    Fica aí meu alerta!
    Ah lembrando, para este tipo de pessoas “pilantras” que se dizem espertos, a melhor arma, é o celular, gravador pessoal para se registrar este tipo de conversa (Há no mercado muitos equipamentos eletrônicos desta natureza, até “baratinho”). Pois é desta maneia que se trabalha com pilantras!!! Esta é a arma!!! Depois é só enviar para a ouvidoria da VALE (http://www.vale.com/pt-br/fale-conosco/canal-de-denuncias/Paginas/default.aspx) e cópia para os gestores de contrato e divulgar para a imprensa ou mesmo neste Blog. ESTAMOS DE OLHO NESTE POVO PILANTRA E QUE COMETEM ASSÉDIO MORAL.
    UM OBSERVADOR DE MUITO TEMPO

    ESTÃO TIRANDO O SITES DO AR QUE ESTAO COMENTANDO ESTE ESCÂNDALO DA VALE COM EMPRESAS NO PARÁ E MARANHÃO. O EXEMPLO É O BLOG DO DÉCIO (SÃO lUÍS-MA).
    CONFIRA SE ESTOU MENTINDO:
    http://www.blogdodecio.com.br
    Estranho isto????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.