Graça Paz diz que CPI Carcerária não é o melhor caminho

Agência Assembleia

A deputada Graça Paz (PDT) avaliou, nesta quinta-feira, 17, que a instalação de uma CPI do Sistema Carcerário não é o melhor caminho a ser seguido no momento para fazer cessar a crise que se abateu sobre o Estado. Para a deputada, como a base governista é maioria na Assembleia Legislativa, a tendência é de que uma CPI não prospere.

“Temos que analisar se uma CPI é realmente o que estamos precisando de mais urgente neste momento. Muitas vezes deputados assinam a CPI e, dois dias depois, o governo chama e ele retira sua assinatura; e a CPI não vai para lugar nenhum”, declarou.

Graça Paz defendeu a criação de uma comissão especial da Assembleia Legislativa para visitar as unidades prisionais do Estado e trabalhar de forma integrada com os poderes Executivo e Judiciário, juntamente com o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Segundo a deputada, as ações imediatas devem ser voltadas no sentido de evitar novas rebeliões nos moldes das que aconteceram em Pedrinhas e Pinheiro. “Esse problema não é só da Assembleia. Temos que nos unir, porque se um for sozinho, não vai para lugar nenhum”.

PROBLEMA CONHECIDO

Graça Paz afirmou que o principal problema das penitenciárias já é conhecido, que é a superlotação. Segundo a deputada, outro problema que também se tornou público é a aglutinação de pessoas presas por crimes simples, como furtos, com bandidos de alta periculosidade.

Ainda de acordo com Graça Paz, a burocracia contribui significativamente para a superlotação: “Muitos detentos estão esquecidos nos presídios, nem a Justiça sabe da presença desses detentos, que permanecem nos presídios por conta da burocracia. São detentos fantasmas”.

Graça Paz declarou que um mutirão da Defensoria Pública pelas unidades prisionais do Estado surtiria um bom efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.