Organização de massas explica popularidade do PT, dizem especialistas

O PT tem índices de preferência popular maiores do que o de outras legendas porque se organizou como um partido de massas desde sua origem, afirmam especialistas ouvidos pela Folha.

Isso ajudaria a explicar por que há uma correlação entre a preferência e sua votação.

“O crescimento da preferência do PT é sólido, e não o resultado de um impulso eleitoral. Construiu-se lentamente. E a identidade partidária é variável de longo prazo, difícil de construir e difícil de perder”, diz André Singer, cientista político da USP.

Para Andréa Freitas, cientista política do Cebrap, “a preferência partidária pode ser considerada um indicativo forte de intenção de voto, ainda mais quando se trata de um partido que se organizou de baixo para cima”.

imagem dos partidos foi estudada pela cientista política Maria D’Alva Kinzo em “Os partidos no eleitorado”, no qual ela afirma que o PT criou uma marca capaz de mobilizar o eleitorado.

Segundo Kinzo, o diferencial do PT resultou de sua estrutura organizacional (partido de massa, organizado em seções territoriais) e da estratégia oposicionista, fatores que contribuíram para consolidar uma imagem distinta, facilmente reconhecível.

Essa pode ser uma explicação para a preferência do PT parecer tanto uma espécie de “piso” quanto de “teto” para as votações da legenda.

No caso dos outros partidos, isso não ocorre. Com popularidade bem mais baixa, recebem votos acima da taxa de preferência porque os eleitores são obrigados a votar em um candidato filiado a algum partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.