Pesquisas: É melhor aguardar o IBOPE, e olhe lá

Depois da pesquisa Escutec/O Estado agora foi vez da pesquisa Ipop/Jornal Pequeno apresentar os números de intenção de voto para governador do Maranhão.

Assim como no primeiro resultado, nessa pesquisa a ordem dos candidatos não se alterou, mas Roseana e Jackson apresentaram queda, enquanto Flávio Dino cresceu.

Roseana tinha 50,4% na pesquisa da Escutec, caiu dois pontos e agora aprece com 48,4%. Jackson Lago foi quem apresentou a maior queda, 3,2 pontos e agora aparece com 22,8%. O único a cresce foi o comunista Flávio Dino que tinha 16,8%, aumentou 0,3 pontos e agora tem 17,08%.

Analistas políticos desconfiam dos números e alguns acreditam que pode se tratar de uma estratégia do comando de campanha da primeira colocada para dar credibilidade às pesquisas, já que em 2006 não deu certo a estratégia de apresentar pesquisas dando grande diferença para Roseana, onde ela acabou perdendo a eleição. O episodio fez com que as pesquisas caíssem no descrédito.

Agora a estratégia estaria acontecendo no caminho inverso, começando com índices mais baixos para só nas próximas pesquisas mostrar o crescimento do candidato e com isso conseguir a credibilidade do eleitor e alcançar um dos objetivos da pesquisa que é influenciar eleitorado indeciso.

Se os críticos estiverem corretos, as próximas pesquisas vão trazer a candidata da coligação “O Maranhão Não Pode Parar” com uma diferença ainda maior. Como os dois principais jornais trouxeram praticamente o mesmo resultado e se os números voltarem a se repetir nesses dois jornais, tuche! É sinal de que a coisa foi bem feita.

Melhor esperar

Do jeito que as coisas estão se desenhando eu prefiro esperar os números do Ibope ou do Vox Populi ou do Data Folha. Isso se algum deles for contratados para fazer pesquisas por aqui. O que eu acho meio difícil.

Veja:

Roseana (PMDB) – 48,46%
Jackson (PDT) – 22,85%
Flávio Dino (PCdoB) – 17,08%
Marcos Silva (PSTU) – 1,23%
Marcos Igreja (PCB) – 0,31%
Saulo Arcangeli (PSOL) – 0,23%
Nulos e Brancos – 4,08%
Não sabe/não opinou – 5,77%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.