Senado: com medo de perder a ordem é mudar o foco e omitir que Zé Reinaldo ameaça João Alberto

candidato ao senado João Alberto (PMDB)

O Jornal O Estado Maranhão publicou em sua edição de hoje a pesquisa Escutec/O Estado com os números para senador. Mas o resultado da pesquisa já havia sido publicado no blog do jornalista Décio Sá, funcionário do Sistema Mirante.

Com 51,2% das intenções de votos, o senador Edison Lobão (PMDB) lidera com folga a disputa pelo Senado. Estão empatados tecnicamente, João Alberto em segundo com 29% e o ex-governador José Reinaldo com 26,5%. Os tucanos Roberto Rocha e Edson Vidigal aparecem com 18,6% e 15%, respectivamente.

Diante dos números da pesquisa, nota-se o esforço dos blogs alinhados ao governo em destacar, principalmente, o desempenho de João Alberto que aparece tecnicamente empatado com Zé Reinaldo.

A missão se justifica, Zé Reinaldo é único que pode acabar com a possibilidade do governo eleger seus dois candidatos ao Senado.
Com Lobão praticamente eleito, a ordem é concentrar as ações de mídia em João Alberto e omitir que Zé Reinaldo ameaça o segundo candidato do governo.

Para isso, os dois principais blogs governista tentam de todas as formas maquiar a realidade dos números, ao mesmo tempo em que exaltam seu candidato e tentam desqualificar a campanha reinaldista.

Na tentativa de mudar o foco da disputa entre João Alberto e Zé Reinaldo, um dos blogueiros chega a dizer que o candidato socialista está ameaçado por Roberto Rocha, que tem 18,6 % contra 26,5 de Zé Reinaldo, uma diferença de 8%, quando na verdade quem tem a posição ameaçada é o candidato governista separado de seu adversário por uma diferença de apenas 2,5%.

(“…o companhiero de chapa de Flávio Dino (PCdoB) tem o tucano Roberto Rocha em seus calcanhares, com 18,6%, ameaçando alcançar-lhe e embolar a disputa pela segunda vaga”.)

Décio Sá também usa a mesma estratégia de mudar o foco da disputa e coloca Roberto Rocha como uma ameaça para Zé Reinaldo ( “Os 18,6% obtidos por Roberto Rocha também dão ao tucano fôlego para entrar de vez na disputa pelo posto hoje ocupado por José Reinaldo. A briga promete’).

Décio vai mais além e afirma que a possibilidade de João Alberto se distanciar de Zé Reinaldo é maior porque Roseana lidera as pesquisas e ainda irá crescer durante a campanha.

(“a possibilidade de João Alberto se distanciar cada vez mais de José Reinaldo é maior porque a eleição do Senado sempre é puxada pelo governador e seu grupo”).

Ora, se Roseana tem 50,4% e João Alberto aprece apenas 2,5% a frente de Zé Reinaldo, que tem Flávio Dino com 16,8% , ainda no começo de campanha e como a tendência natural é de queda de Roseana e crescimento de Flávio Dino, implica dizer que, de acordo com a tese de Décio, Zé Reinaldo deve ultrapassar João Alberto logo na próxima pesquisa.

Outra tentativa de manipulação é afirmar que João Alberto há apenas um mês em campanha superou Zé Reinaldo que estaria em campanha há quatro anos.

Como sugere a manchete de um dos blogs:
(“Há apenas um mês na disputa pelo Senado, João Alberto supera José Reinaldo, em campanha há quatro anos”).

Não é verdade, João Alberto é candidato de peso do governo e conhecido em todo Maranhão, nada mais natural de que estivesse bem posicionado na pesquisa realizada por um Instituto ligado ao seu grupo político.

Quanto ao desempenho de Zé Reinaldo, a pesquisa revelou sua força eleitoral, ainda que para muitos os números não traduzam a realidade, já que o socialista estaria bem melhor.

Os bloguerios governistas pregavam que Zé Reinaldo era um fracasso e que sua candidatura ao Senado jamais decolaria. Supostas pesquisas reveladas por eles antes da campanha mostravam o ex-governador com até 4%.

Agora, diferentemente do que era pregado pelos sarneystas, Zé Reinaldo surge com seus 26,5 %, ameaçando de vez o segundo candidato do governo João Alberto e com o pé no Senado Federal, para desespero de seus adversários.

Cantando a pedra
Ontem, como se soubesse da estratégia, Zé Reinaldo comentou no jornal pequeno o resultado da pesquisa para governador e cantou a pedra sobre o resultado da pesquisa Escutec/O Estado para senador.

“Acredito que vão colocar Lobão na frente e eu de empate técnico com outro candidato, mas estamos confiantes e sabemos o que o povo quer”, afirmou.

2 pensou em “Senado: com medo de perder a ordem é mudar o foco e omitir que Zé Reinaldo ameaça João Alberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.