André Fufuca assume Ministério e diz que país tem ‘esporte de qualidade quase zero’

Em meio a acenos e críticas à ex-ministra Ana Moser, o deputado federal André Fufuca (PP-MA) assumiu nesta terça-feira o cargo de ministro do Esporte. A cerimônia aconteceu em reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também nomeou Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novo ministro dos Portos e Aeroportos, e Márcio França (PSB-SP), que foi deslocado como titular do recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

“O primeiro desafio que tenho é o de assumir o Ministério do Esporte, à frente da ministra Ana Moser, uma pessoa que dispensa apresentações, um personagem histórico do esporte nacional. Tenho certeza de que terei de me desdobrar muito para poder fazer com que seus sonhos, seu trabalho e suas realizações se perpetuem”, elogiou o novo titular da pasta.

Fufuca afirmou que recebeu de Lula a missão de fazer uma verdadeira revolução no esporte brasileiro. Foi quando o novo ministro abandonou o tom laudatório em relação à ocupante anterior do cargo e criticou o atual momento do esporte no Brasil.

“E quando eu falo revolução, eu falo no começo, que é a democratização do esporte. Não podemos falar numa revolução esportiva a partir do momento em que temos a disparidade entre o tratamento do esportista masculino e da esportista feminina, não podemos falar de uma revolução esportiva no momento em que temos um esporte de qualidade quase zero no país. Nós temos muito que avançar, muito a crescer”, afirmou.

Apoio

André Fufuca substitui Ana Moser após negociação do governo federal para atrair mais partidos e aumentar o apoio na Câmara para os projetos que interessam ao Executivo.

O PP estava de olho na criação de uma secretaria dedicada às apostas esportivas sob o guarda-chuva do Ministério do Esporte. Essa briga com o ministro Fernando Haddad foi perdida, já que a autarquia que irá investigar possíveis manipulações de jogos, e terá um orçamento para desenvolver essa atividade, ficará vinculada ao Ministério da Fazenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.