De como Roberto Costa levou o MDB de volta ao topo do debate político…

O deputado estadual Roberto Costa é o artífice por trás da reconstrução do MDB maranhense.

O parlamentar, que ocupa a vice-presidência regional do partido – e age como uma espécie de secretário-geral informal -, tirou o partido do ostracismo político e o elevou a condição de um dos maiores na sucessão municipal de 2024.

Para isso, Costa contou com o forte prestígio que tem, tanto na cúpula estadual quanto na cúpula nacional do MDB.

Era fundamental convencer, sobretudo, a deputada federal Roseana Sarney (MDB), maior liderança estadual da legenda, que vai abrir mão da presidência regional em favor de Marcus Brandão, diretor institucional da Assembleia Legislativa.

– O MNDB será protagonista nas eleições municipais de 2024, não apenas em São Luís, mas em dezenas de municípios maranhenses – aposta Roberto Costa, entusiasmado com as filiações ao partido nesta segunda-feira, 29, no Hotel Luzeiros.

Não é de hoje que Roberto Costa trava uma batalha para manter o MDB no centro das discussões políticas maranhenses.

Isolado do debate político desde 2014, quando Roseana deixou o governo, o partido entrou numa aventura na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2016, que não teve o aval na direção e acabou amargando a quarta colocação.

Em 2018, Roseana – também a contragosto – encarou uma kamikaze candidatura de governadora, derrotada em primeiro turno pelo então governador  Flávio Dino (PSB).

Foi a partir daí que Roberto Costa decidiu ressignificar o MDB.

Remanescente da derrota para Dino – ao lado de outros deputados estaduais, como Arnaldo Melo e Socorro Waquim – Costa tinha a seu favor o fato de viver integralmente o partido, juntamente com o então deputado federal Hildo Rocha, outro remanescente do grupo Sarney.

Com estas prerrogativas, aproximou-se de Dino, garantiu espaços de poder ao partido – ainda que incipientes em relação à outrora força que a legenda tinha na máquina estadual – e começou a costurar o ressurgimento emedebista.

Blog do Marco Deca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.