Lutar por avanços na educação é uma das principais bandeiras defendidas pelo deputado estadual Leandro Bello. Nesta terça-feira (7) foi protocolado o segundo Projeto de Lei de sua autoria. A proposição busca a criação do curso Técnico em Radiologia nas unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
O curso tem por finalidade formar técnicos em Radiologia, com capacidade para prestar assistência a médicos, contribuindo para auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes.
De acordo com o deputado Leandro Bello, o PL tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional para jovens e adultos. “Protocolei mais um Projeto de Lei pensando nos que mais precisam. Esse projeto trata de uma das prioridades da nossa gestão: a educação. Na proposição, solicito a criação do curso técnico em Radiologia para ser implantado nas unidades do IEMA no nosso estado. Que possamos debater e aprovar esse projeto tão importante para os maranhenses”, relatou o parlamentar.
Por meio do projeto poderão ser celebrados convênios com instituições públicas ou privadas, no intuito de oferecer estágio aos estudantes em caráter de complementação educacional e aprendizado profissional, sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com os currículos, programas, calendários e horários compatíveis com a atividade acadêmica.
Atuação na educação
Nos últimos sete anos, em parceria com o ex-governador Flávio Dino e o governador Carlos Brandão, articulou cursos do programa Maranhão Profissionalizado, ofertado pelas unidades vocacionais do IEMA espalhadas por todo o Maranhão, totalizando mais de 120 mil estudantes certificados.
Em Timon, cerca de 8 mil jovens e adultos foram capacitados. Em São Luís e região metropolitana – Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar – quase 30 mil pessoas foram certificadas e esses números crescem a cada semestre. Além de lutar pela expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJATEC) vinculada aos cursos técnicos e profissionalizantes, para que os alunos recebem os diplomas do ensino médio e do curso técnico, contribuindo com a geração de emprego e renda de milhares de maranhenses.