Dois projetos de lei de Dra. Thaiza sobre autismo e dependência tecnológica são aprovados na ALEMA

De autoria da deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP), dois projetos de lei foram aprovados nesta terça-feira (24) na Assembleia Legislativa do Maranhão. O PL nº 524/2019 institui o Dia Estadual de Conscientização, prevenção e combate à Dependência Tecnológica. Para a deputada, o tema é oportuno devido ao período de isolamento e distanciamento social.

“O vício pelo uso de tecnologias já é considerado doença segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11). E todos neste período de pandemia foram submetidos ao uso excessivo da internet e de ferramentas tecnológicas, então precisamos acompanhar esse comportamento, principalmente, ficar atento a nossas crianças e adolescentes e agir o quanto antes”, explicou Thaiza.

Outro projeto de sua autoria aprovado foi o PL nº 546/2019, que institui diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

“Agora, aguardamos a sanção do governador Flávio Dino. Sabemos que há muito a ser feito, temos limitações, mas vamos seguir confiantes e trabalhando para continuar avançando no atendimento e tratamento dos autistas no Maranhão, onde defendo a consolidação de métodos com base em evidências científicas, como o ABA, considerado o mais eficiente no mundo e que se replicado em todo o Maranhão, trará avanços muito significativos para o serviço de assistência no estado”, finalizou a deputada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.