Edivaldo comemora título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco recebido pelo bumba meu boi

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) se manifestou em suas redes sociais sobre a conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco pelo bumba meu boi. O reconhecimento aconteceu durante a 14ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em Bogotá (Colômbia) que ocorreu hoje. A candidatura foi proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) , representando os grupos de bumba meu boi.

“Parabenizo todos os grupos e todos os apreciadores dessa brincadeira que é tradição no Maranhão e que agora recebe oficialmente reconhecimento mundial”, disse o prefeito de São Luís.

Reconhecido pelo Instituto Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Bumba Meu Boi do Maranhão é considerado um complexo cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação que une performances dramáticas, musicais e coreográficas, mas também elementos materiais, como artesanatos, bordados do couro do boi e indumentárias dos personagens, instrumentos musicais,, devoção religiosa, entre outros.

Com a entrada para a lista da Unesco, as ações de Salvaguarda já desenvolvidas pela comunidade, em conjunto com o Iphan e entidades parceiras serão reforçadas e buscarão fortalecer a autonomia dos grupos, promover mais ações de educação patrimonial, realizar nova documentação, além de ampliar pesquisas e a valorização do bem cultural, além de fortalecer o potencial turístico da manifestação.

1 pensou em “Edivaldo comemora título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco recebido pelo bumba meu boi

  1. Mais uma vez quero reforçar o apelo à Semed e ao secretário Moacir Feitosa acerca do problema da bomba d’água que está sem funcionar na UEB Dayse Linhares na Liberdade, a escola está sem água, em outro momento eu havia colocado que o problema ocorria há 1 mês, mas são dois meses, para o lanche a empresa responsável tem enviado até suco de caixinha porque não tem condições de preparar o lanche, a água precisa ser carregada num balde, para fazer até a limpeza e a operacional que trabalha no turno da manhã não tem a menor condições físicas de carrega-la devido à idade e a saúde que não ajudam muito, a gestora tem comprado garrafões com água para as crianças tomarem, essa semana inicia-se o recesso e retornarão no início de janeiro para a conclusão do ano letivo, espero que a Semed se sensibilize e mande fazer os reparos necessários. É chato ficar todo dia fazendo post chamando a atenção para os problemas que deveriam ser resolvidos sem muito alarde, quando terminar essa gestão de Holanda na prefeitura será um alívio para a educação ou o começo de um pesadelo com outra gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.