Dom Pedro realiza a VII Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Dom Pedro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na ultima quinta-feira (09/07) a abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, abordando o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O prefeito Hernando Macedo fez a abertura oficial do evento, que aconteceu no salão de eventos do Monarca Pallace Hotel, que ficou lotado para ouvir do prefeito os avanços da gestão na área da saúde.

Hernando Macedo destacou a construção, ampliação e reformas realizadas nos postos de saúde do município, apresentou valores investidos em compra de equipamentos e o orgulho de ter em Dom Pedro unidades com estrutura de ponta.

“Nossos postos de saúde são equipados com o que existe de melhor, sabemos e vemos nos noticiários todos os dias, a situação precária da saúde em nosso País, aqui em Dom Pedro é diferente, nossos postos possuem equipe permanente de atendimento, com médicos, dentistas e enfermeiros. Algumas unidades dispõem de atendimentos especializados como tratamento de hanseníase, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outras especialidades. Nossas estruturas são modernas, com unidades climatizadas, proporcionando conforto e qualidade no atendimento”.  Destacou o prefeito Hernando Macedo.

Durante sua fala o prefeito disse ainda que estão em conta R$ 2 milhões para construção do hospital municipal, a obra tem previsão para iniciar ainda este ano, a nova estrutura vai resolver um problema herdado pela gestão atual, que além de encontrar o hospital com 48 meses de aluguéis atrasados, contas de água e luz vencidas e uma estrutura totalmente inadequada para funcionamento.

“Herdamos um problema, o hospital municipal não tem condições físicas para proporcionar um bom atendimento, já realizamos uma grande reforma e varias pequenas reformas para tentar proporcionar o mínimo de conforto à população, somente com a construção do novo hospital vamos garantir a qualidade que tanto desejamos. Mesmo com todas as dificuldades temos conseguido manter o sistema funcionando, com médicos diariamente. Há 30 dias estamos com um pediatra duas vezes por semana, e a população tem aprovado, nossa intenção é diminuir as filas e garantir atendimento à nossas crianças. Hoje atendemos 40% de pacientes de outras cidades, isso gera custos extras, mas, como gestor e cidadão não posso deixar de atende, nossa missão é prestar um serviço de saúde cada vez melhor, a todos. Finalizou Hernando Macedo.

As conferências municipais de saúde acontecem a cada dois anos com a finalidade de discutir ideias e propostas para serem desenvolvidas no sistema público de saúde. A partir dela, serão definidas as diretrizes a serem executadas na rede municipal. O secretário Municipal de Saúde, Ribamar Filho abriu os trabalhos técnicos da conferência e espera dias produtivos de discussão em saúde pública e qualidade de vida, discutindo os oito eixos temáticos da conferencia, entre eles a participação social, financiamento do SUS, Gestão do SUS e as Reformas democráticas e populares do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.