Líder do governo na AL esclarece posição dos Leões em relação a demissões na Alumar

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSC), declarou na sessão desta terça-feira (31) que, ao contrário do que foi insinuado por parlamentares da oposição, foi um fato natural a presença do vice-governador do Estado, Carlos Brandão, na reunião onde foi discutido o problema da demissão de funcionários da Alumar.

“Acho que a estatura de um vice-governador está compatível com essa reunião. Agora acho também que não é uma questão ideológica, mas acho que já chega de o Estado, sempre que uma grande empresa sente qualquer dificuldade econômica, o Estado servir de muleta. Acho que não é justo que o povo do Maranhão pague por uma dificuldade da Alumar, que é uma das maiores empresas do mundo”, declarou o deputado.

Ele fez questão de frisar que o Governo do Maranhão lamenta o anúncio feito pela Alumar de que desativará a terceira linha de produção de alumínio no Estado, com a consequente redução de 650 postos de trabalho. O deputado lembrou que, em 2014, a Alumar reduziu sua capacidade de produção em duas oportunidades, nos meses de maio e outubro.

Para Rogério Cafeteira, esta decisão, sob a justificativa de reduzir custos e por falta de competitividade do preço de alumínio no mercado, reitera a lamentável política adotada pela empresa nos últimos anos, quando dois terços das linhas de produção no Maranhão foram desativadas.

O líder do Governo assinalou também que ainda este ano, o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão e o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, realizaram audiências com a direção da empresa, para discutir as perspectivas de investimentos no Estado. E, segundo ele, em nenhum momento, os dirigentes da multinacional informaram ao governo sobre a intenção de adotarem a drástica decisão, que fere os interesses do Estado e da nossa população.

Rogério Cafeteira informou, ainda, que o governador Flávio Dino determinou aos secretários Simplício Araújo (Indústria e Comércio) e Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária) imediata interlocução junto à empresa, visando assegurar responsabilidade social e alternativas para minimizar os danos causados.

Agência Assembleia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.