Sogro do Prefeito de Bacabeira comanda empresa que desvia milhões em Raposa

No dia 1º de dezembro, o blog denunciou que a“Prefeitura de Raposa pagou mais de R$ 1,4 milhão em notas frias para gráfica fantasma”. Na postagem, argumentei que em todo o território do menor Município do Estado não existe empresa especializada em serviços gráficos.

No entanto, a prefeitura sob o comando de Clodomir de Oliveira dos Santos, contratou uma gráfica fantasma para prestar serviços à administração municipal com sede na própria Cidade. A empresa fantasma deveria funcionar na Rua Nossa Senhora da Conceição nº 03, Vila Bom Viver, Raposa – MA. Acontece que no endereço onde deveria existir a empresa, na verdade, é um sítio onde funcionava um restaurante, vendido há quase dois anos.

A gráfica de fachada possui dois nomes, o empresarial: V. do S. Cardoso do Nascimento; E o nome fantasia, Boureal Comércio e Serviços. O contrato selado através de licitação com claros sinais de fraude, possui o valor de R$ 1.405.208,00 (um milhão, quatrocentos e cinco mil, duzentos e oito reais ) e objetivo de fornecimento de serviços gráficos para várias secretarias. Para completar, a vigência do contrato é de apenas cinco meses, foi assinado no dia 01 de julho de 2013, e prazo até dia 31 de dezembro de 2014.

O blog aprofundou no caso, e descobriu que o líder do suposto esquema de desvios de verbas públicas é o empresário Afrânio José Linhares e Silva, o sujeito é  sogro do Prefeito da Cidade de Bacabeira, Alan Jorge Santos Linhares.

O esquema criminoso aponta desfalques que superam milhões dos cofres da Prefeitura de Raposa. Também há a confirmação de que Afrânio opere em pelo menos mais três municípios maranhenses. Afrânio José Linhares e Silva usa supostamente uma mulher como laranja, a senhora Viviane do Socorro Cardoso do Nascimento é a responsável por assinar os contratos junta as Prefeituras.

O caso em questão é idêntico ao esquema de fraudes em licitações que desviou recursos da Prefeitura de Anajatuba, denunciado pelo Fantástico, e alvo de investigação da Operação Geist, formado pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Controladoria Geral da União, Polícia Civil e Polícia Federal.

E pensa que a atuação do senhor Afrânio José Linhares e Silva acabou? Que nada, isso é só a ponta do iceberg.

Blog do Domingos Costa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.