Corrupção na COMEFEC pode deixar prefeitos inelegíveis

Prefeitos que formam a diretoria do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFEC) podem ficar inelegíveis para as próximas eleições. Uma das responsáveis seria a prefeita de Bom Jesus das Selvas e presidente do consórcio, Cristiane Damião.

Na Comefec, assim como na prefeitura, Cristiane já é alvo de denúncias de corrupção com irregularidades em contração de empresas, fraudes em licitações e ainda fraudes documentais na criação do COMEFEC.

As falcatruas dentro do consórcio podem ter levado o diretor-executivo da instituição, Leôncio Lima a pedir demissão do cargo. O pedido de demissão foi comunicado por meio de carta enviada aos 23 deputados, segundo informou  Gilberto Léda em seu blog ontem.

O ex-diretor não teria concordado com a contração irregular de uma empresa de Lima, a MCM, pelo próprio consórcio.

Formado por 23 municípios, o COMEFEC foi criado para negociar com a mineradora Vale compensações para os municípios que são cortados pela estrada de ferro Carajás. Mas, na verdade,  serve apenas para pressionar a Vale e o governo federal por mais dinheiro, que deveriam melhorar a qualidade de vida da população,o que não acontece.

Documentos encaminhados ao blog do Gilberto Léda (veja aqui e aqui) comprovam que o COMEFC foi palco de diversas irregularidades e pode estar servindo apenas como instrumento de desvio do dinheiro público. São milhões repassados pela Vale.

O diretor garante que vai responder a todas as denúncias. Mas o surgimento de novos documentos pode acabar por comprometer até prefeituras ligadas ao consórcio.

Em Brasília, Cristiane Damião e sua turma contam com  a ajuda do deputado federal Cléber Verde (PRB), que nessas eleições tem o apoio de parte dos prefeitos que formam o consórcio, inclusive da prefeita Cristiane Damião.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.