Clodomir Reis é empossado membro efetivo do TRE

O juiz federal Clodomir Sebastião Reis foi empossado nesta ultima quinta-feira, 13 de março, membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão durante sessão solene do órgão.

Desde 3 de dezembro do ano passado, o magistrado vem exercendo a função no TRE-MA por força de designação temporária expedida pela presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele assumiu a vaga do também juiz federal Nelson Loureiro dos Santos, cujo biênio encerrou no dia 1º de dezembro.

“Vossa Excelência adentra neste Tribunal durante um período de campanhas eleitorais e de muito trabalho. Sabemos, por sua experiência de juiz eleitoral, que está mais do que preparado para os desafios que virão neste ano, quando teremos eleições gerais. Tenho certeza que saberá com maestria desempenhar o seu papel de garantidor da ordem e da legalidade, assegurando a concretização do binômio justiça e cidadania”, saudou desembargador Fróz Sobrinho em saudação ao colega.

Antes de iniciar seu discurso de posse, Clodomir Reis fez uma saudação especial à sua mãe, a quem definiu como mulher exemplar, e ao colega de Justiça Federal, o desembargador Leomar Barros Amorim – falecido na semana passada – homem de reputação ilibada e de profundo conhecimento jurídico.

Após, ressaltou vários princípios da democracia para registrar sua posse: “Eu tenho plena consciência da responsabilidade de integrar este Tribunal, que efetivamente vem contribuindo com a democracia do nosso país. O verdadeiro democrata deve respeitar a opinião alheia. Não é democracia o regime que não realiza a dignidade da pessoa humana. Não é democracia o regime que não valoriza a igualdade”, salientou o empossado.

Para atuar como substituto de Reis foi eleito o juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira. A eleição de ambos aconteceu em Brasília, no dia 13 de fevereiro e comunicada na mesma data ao Regional maranhense.

Currículo

Clodomir Sebastião Reis nasceu no povoado Baú (Pedreiras-MA), filho de Saturnino Sebastião Reis e Joaquina Maria Reis. Possui uma única filha chamada Glícia. Cursou o ensino fundamental no Grupo Escolar Palmeirinha e o ensino médio no colégio Olindina Nunes Freire. Graduou-se bacharel em Direito pela UFMA e em Administração pela UEMA.

Funcionou na iniciativa privada até ser aprovado no concurso da Justiça do Trabalho para técnico judiciário em Imperatriz e em 1993 foi aprovado no concurso público para promotor de justiça, permanecendo até 1998, ano em que ingressou na magistratura federal.

Trabalhou nas cidades de Imperatriz, Marabá, São Luís, Boa Vista e Teresina, onde foi membro da egrégia Corte piauiense e diretor da Escola Judiciária durante os biênios de 005/2007, até ser titularizado na 3ª Vara Cível de São Luís no ano de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.