Denúncias de corrupção na Câmara pode pôr fim ao projeto de Astro de Ogum de se eleger presidente

O 1º vice-presidente da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), que responde interinamente como presidente no lugar do presidente Isaias Pereirinha(PSL),  de licença médica, sempre ensaiou uma candidatura à presidência do Legislativo Municipal. Em todas as vezes foi bem agraciado para não atrapalhar o pleito, como agora na última eleição, quando acabou negociando a 1ª vice-presidência.

Com o desgaste de Pereirinha por conta das denúncias de corrupção envolvendo a Casa e o Bradesco, Astro enxergou na crise a possibilidade de se tornar o próximo presidente eleito pela casa. Ele assumiu a responsabilidade de enfrentar a crise. Desta vez, tudo foi acertado e as negociações em busca de apoios corriam em plena ação.  O problema é que a situação ganhou proporções muito maiores do que se imaginou.

Astro de Ogum agora se depara com uma investigação pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Estadual, que recebeu o nome de Operação “Cheque em Branco”.

O esquema de corrupção envolve a direção da casa,   cerca de   14 vereadores e mais uma gerente do Bradesco. O rombo pode chegar a 26 milhões de reais nos cofres do poder legislativo da capital. O dinheiro era desviado através de uma espécie “empréstimos” consignado numa transação fraudulenta entre o Bradesco e a direção da Câmara.

O suposto esquema, segundo o Ministério Público, vinha acontecendo há muitos anos. A Câmara autorizava créditos milionários em nome de vários funcionários da casa de uma vez só. O valor era descontado nos contra-cheques.  O que a quadrilha apurava era emprestado a terceiros, mediante pagamento de juro de 7%. A arrecadação  pagava as parcelas dos empréstimos e o lucro era dividido entre os membros da organização.

O escândalo de corrupção envolvendo um esquema de agiotagem entre a Casa e o Bradesco deve acabar de uma vez com a única chance que Astro de Ogum tem de se tornar presidente do legislativo municipal.

Com fama de zangado e arrogante, o babalorixá mais famoso do parlamento municipal precisará muito mais do que mandigas para sair ileso dessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.