Manifestações atingem dois pontos da BR-135 em São Luís

Duas manifestações são realizadas em pontos distintos da BR-135, em São Luís (MA), na manhã desta sexta-feira (28). A rodovia dá acesso ao Estreito dos Mosquitos, ponte que interliga a Ilha de São Luís ao continente.

De acordo com informações da Rádio Mirante AM, por volta de 5h, um grupo de aproximadamente 1.000 pessoas ateou fogo em pneus e bloqueou a BR nos dois sentidos, na Vila Itamar, próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Os manifestantes disseram que o protesto é por melhorias em serviços públicos como transporte, infraestrutura, saúde e educação, considerados precários na área. O trânsito está parado no local.

Também na BR-135, na entrada do Maracanã, um grupo de aproximadamente 15 pessoas ateou fogo em galhos e pedaços de madeira e tenta interditar a via, que dá acesso ao Estreito dos Mosquitos. A tentativa de bloqueio teria começado por volta de 8h, mas os veículos ainda conseguem transitar pelo local.

Protestos no Maranhão
Os protestos por melhorias nos serviços públicos que se espalharam pelo país este mês eclodiram no Maranhão na semana passada, no dia 18 de junho, quando trabalhadores rurais bloquearam a Rotatória do São Cristóvão, em São Luís (MA), atingindo o trânsito das principais avenidas da cidade.

No dia 19 de junho, a primeira manifestação aconteceu na capital, quando milhares se reuniram na Praça Deodoro e saíram em protesto pelas ruas do Centro de São Luís. De lá para cá, outros grandes manifestações aconteceram na cidade.

No sábado (22), manifestantes fizeram passeata da Praça Maria Aragão até a Ponte do São Francisco. Na manhã de segunda (24), a Av. dos Portugueses, a BR-135 e a Rotatória do Anel Viário foram bloqueadas e houve protesto em frente à Assembleia Legislativa do Maranhão (AL-MA) à noite. Na terça (25), a população foi às ruas na Cohab, um dos mais populosos bairros da capital e, na quarta-feira (26), houve manifestação novamente em frente à sede da AL-MA.

Na manhã de quinta-feira (27), houve protesto na BR-135, próximo a Pedrinhas, e na MA-203, em Raposa (MA). À tarde, a BR voltou a ser interditada, desta vez no Campo de Perizes, emBacabeira, na entrada de São Luís.

Ainda, um grupo de indígenas também ocupou a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em protesto. Manifestações foram registradas também em outras cidades do interior do Maranhão, como São José de RibamarImperatrizSanta InêsBacabalCodóCaxias eItapecuru Mirim.

G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.