Por que a pressa Chico?

Blog do Ronaldo Rocha

Circula nos bastidores da Câmara Municipal de São Luís, a informação de que o vereador Francisco Carvalho (PSL) tenta a todo custo, acelerar a elaboração do relatório conclusivo da CPI do Bom Peixe e assim finalizar os trabalhos da comissão.

O presidente do colegiado, Pedro Lucas Fernandes (PTB), no entanto, pensa diferente, e trabalha para colher mais provas e ouvir outras testemunhas, tanto que pediu a prorrogação de prazo de mais 60 dias para concluir as investigações na Casa.

O fato é que existem fortes denúncias contra os ex-secretários Júlio França e Eliana Bezerra. Mas há também algumas inconsistências no relatório da Controladoria Geral do Município, apontadas pelos investigados. E essas imprecisões já seriam destacadas no texto conclusivo da CPI pelo relator Carvalho, o que automaticamente favoreceria a defesa dos suspeitos de desviarem mais de R$ 1,7 milhão do Bom Peixe.

Também querem a conclusão imediata dos trabalhos os vereadores Edmilson Jansen (PTC), Estevão Aragão (PPS) e Rose Sales (PCdoB), todos aliados de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Mas por que a pressa Chico?

A CPI do Bom Peixe agora que entrou em uma fase mais aguda das investigações. Agora que ouviu os primeiros personagens – sejam esses envolvidos ou não no esquema. A CPI ainda precisa ouvir, por exemplo, o depoimento do secretário Marcelo Coelho. Deve haver também, como sinalizou na semana passada Pedro Lucas Fernandes, uma acareação entre um funcionário da Semapa, o ex-secretário Júlio França e o proprietário da Pacific, que apresentaram versões diferentes para o mesmo tema – a exemplo da natureza e destino das notas fiscais.

Não há portanto, motivo algum para a conclusão dos trabalhos nesse momento. A não ser que a própria comissão entenda não haver subsídios o suficiente para apontar os responsáveis pelo desvio de recursos públicos. O que não é o caso.

Desde a sua instalação a CPI do Bom Peixe tem sido alvo de seguidas investidas de aliados do prefeito, que tentam impedir o seu avanço. Todas as tentativas, no entanto, foram frustradas. Talvez por pressão da mídia. Talvez por mérito e habilidade de Pedro Lucas. O momento, sugere novas batalhas. E novamente são batalhas pelo fim ou continuidade da comissão. Resta saber quem vencerá desta vez…

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.