Dilma empossa ministros do Trabalho, Agricultura e Aviação

Folha.com

A presidente Dilma Rousseff deu posse na manhã deste sábado (16) a três de seus novos ministros.

O deputado federal Antonio Andrade (PMDB-MG) assumiu o Ministério da Agricultura; Moreira Franco foi empossado novo ministro da Secretaria de Aviação Civil; e Manoel Dias será o novo ministro do Trabalho.

A reforma ministerial contempla o PMDB e o PDT, dois partidos da base aliada da presidente Dilma e tem o intuito de garantir apoio na eleição do próximo ano.

Andrade é do PMDB de Minas Gerais, ala do partido que ameaçava apoiar o PSDB, do senador Aécio Neves.

Moreira é aliado do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), líder do partido na Câmara e que vinha manifestando descontentamento com o governo.

Já Manuel Dias é aliado do ex-ministro do Trabalho e presidente do PDT, Carlos Lupi, que deixou a pasta após escândalos relativos a mau uso de dinheiro público, mas manteve o controle do partido.

A presidente não anunciou novo nome para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, até ontem ocupada por Moreira Franco. O secretário-executivo, Roger Leal, ocupará o posto interinamente.

Mendes Ribeiro, que deixou a pasta da agricultura, voltará para a Câmara dos Deputados, onde é deputado pelo PMDB do Rio Grande do Sul.

Brizola Neto, que ocupava a pasta do Trabalho, é suplente de deputado federal. Wagner Bittencourt, ex-ministro da Secretaria de Aviação Civil, é servidor do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.