Bombeiros vai fiscalizar hoje casas noturnas na Lagoa da Jansen

Dando continuidade a fiscalizações a casas noturnas da capital, o Corpo de Bombeiros vai fiscalizar na noite deste sábado (2), estabelecimentos localizados na Lagoa da Jansen. A medida tem o objetivo de evitar tragédias como a que aconteceu em Santa Maria, no último domingo, onde 236 pessoas morreram em um incêndio.

Na noite desta sexta-feira (1) os Bombeiros juntamente com a Blitz Urbana, Policiais Militares, Vigilância Sanitária, Procon e CREA-MA, interditaram três casas noturnas no Centro Histórico. Segundo a fiscalização as boates Observatório, Candy e Chez Moi, não estavam de acordo com as exigências mínimas de segurança que são:
Público além da capacidade do local
-Problemas nas saídas de emergências
-Fios elétricos exposto
-Falta de sinalização adequada para emergência
-Falta de, no mínimo, três brigadistas de plantão
-Presença de materiais inflamáveis

O objetivo do Corpo de Bombeiros é fiscalizar todas as casas noturnas da capital cadastradas na Prefeitur.
De acordo com o GAT, estão cadastradas 47 casas de show em São Luís, todas licenciadas para receber um público de no máximo 900 pessoas, o que na prática não acontece. Segundo denúncias do Disque Denúncia, diversas casas noturnas operam muito além da capacidade permitida.

 O GAT entrou em contato com os Comandos da Polícia Militar no interior e ordenou para que as fiscalizações também fossem feitas ainda neste fim de semana, simultaneamente com as fiscalizações da capital.

Em nota, os três estabelecimentos dizem apoiar as fiscalizações, mesmo que tardias, com o objetivo de evitar tragédias como a que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. E ainda dizem que todo esforço será feito para que as exigências sejam cumpridas com o objetivo de levar segurança e conforto para seus clientes. Veja na íntegra as notas das casas noturnas:
BOATE OBSERVATÓRIO
Boa Noite Amigos e Clientes da Boate Observatório; Viemos por meio deste esclarecer sobre a interdição realizada hoje (01/02) pelo corpo de Bombeiros de São Luis (MA).Devido a lamentável tragédia ocorrida no fim semana passado na Boate Kiss, em Santa Maria (RS) foi montada uma operação
para realizar vistorias surpresas nas casas noturnas de todo o Brasil, a fim de prevenir novos acidentes e garantir a segurança de nossos clientes.

A Boate Observatório é favorável à iniciativa e apoia a operação citada acima, pois prezamos acima de tudo a segurança e conforto de nossos amigos e clientes, para que assim possamos proporcionar uma noite de diversão sadia.

Há alguns instantes, antes da abertura, recebemos a vistoria, e apesar de possuirmos toda documentação em conformidade com o exigido e estarmos dentro dos parâmetros exigidos (por exemplo, número de extintores, saídas de emergência em conformidade, sinalizações, sem fiação exposta), foi alegado que não possuímos brigada de incêndio, algo que nunca foi nos exigido antes. Caso contrário, não possuiríamos o Alvará de Funcionamento.

BOATE CANDY
A Candy vem informar que não funcionará hoje, pois está totalmente empenhada em cumprir as exigências de segurança determinadas pelo Corpo de Bombeiros. A segurança dos nossos clientes e funcionários é prioridade, portanto, não pouparemos esforços para adotar as medidas cabíveis para que nos adequemos às normas técnicas vigentes o mais rapido possivel, para continuar proporcionando muita diversão a todos vocês.

BAR CHEZ MOI
Queridos amigos e clientes, O Chez Moi vem por meio deste esclarecer sobre a interdição realizada hoje pelo corpo de bombeiros de São Luis.

É de conhecimento de todos que a operação montada afim de realizar vistoria nas casas noturnas de todo o Brasil, prevenindo assim possíveis fatalidades, como a ocorrida nos últimos dias no sul do país. Nós apoiamos a iniciativa, ainda que tardia, das autoridades e nos mostramos preocupados, não só com a diversão e lazer de nossos clientes e amigos, mas também para que aconteça da forma mais segura e confortável possível.

Para isso, nossa casa conta com todas as autorizações de funcionamento, emitidas pelo órgãos competentes. Porém, na noite de hoje ficou averiguado a falta de alguns itens, como por exemplo, falta de sinalização de segurança mais evidente.

Devido a vistoria ter acontecido minutos antes da abertura da Casa, não tivemos tempo suficiente para resolvê-las. Aproveitaremos o nosso recesso de carnaval para que as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros sejam realizadas, acontecendo assim, uma nova vistoria para a reabertura da Casa.

Estamos cientes que, devido ao acontecido em Santa Maria, a fiscalização está mais rigorosa, e para o bem estar de todos e segurança, nós faremos a nossa parte.

A Casa da Música retoma as suas atividades após o recesso, com as devidas adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

O imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.