Deputados e vereadores do Maranhão participam de encontro para afinar atividades políticas

A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu na última quinta-feira(6), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o I Encontro de Legisladores Municipais do Maranhão com o tema: “A missão das Câmaras Municipais da democracia brasileira”. O evento reuniu vereadores de todo o Estado que a partir de 2013 serão os representantes da população nas Câmaras Municipais.

De acordo com o presidente da AL-MA, Arnaldo Melo “o objetivo é valorizar e capacitar os vereadores, além de representar o resgate de uma ausência histórica, o rompimento de um isolamento entre os legisladores estaduais e os legisladores municipais”, disse em seu discurso na abertura do evento. Afirmando ainda que o evento não será uma ação pontual, isolada e que haverá encontros regionais, em tempos e locais diversos com conteúdos temáticos mais densos e diferentes a serem definidos com prévia consulta.

Na ocasião também, o Deputado anunciou a criação de um Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão, com função institucional de promover a interlocução entre o Legislativo Estadual e o universo das 217 Câmaras e os 2.372 vereadores e falou ainda da Escola do Legislativo, uma parceria da Câmara dos Deputados e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que vai disponibilizar ma plataforma de ensino à distância com cursos técnicos, de média duração, sem custo para vereadores, assessores e comunidade em geral.

Para Francivaldo Oliveira Sousa, vereador eleito na cidade de Amapá do Maranhão pelo PTN, disse está bastante ansioso para o início do trabalho e que o encontro foi muito válido “O encontro só tem a contribuir, muitas coisas novas que a gente não tinha conhecimento. Na minha concepção todos deveriam está aqui participando para poder ter essa visão mais ampla e fazer o que um vereador tem como missão que é representar o povo”.

A vereadora reeleita de São Luís, Rose Sales também elogiou a proposta de estreitamento da Assembléia Legislativa e o Poder Municipal da Câmara: “Criar uma sintonia e poder otimizar as representações nossas em favor da população é muito favorável. O Brasil sofre muito com rupturas e descontinuidades das políticas públicas e entre os poderes.”

Planejamento, transparência e controle são temas relevantes e devem ser recorrentes na formação de legisladores e a interlocução deve tornar vereadores e deputados mais próximos, permitindo parcerias entre o legislativo, o executivo e o judiciário.

O imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.