Ricardo Murad propõe assumir Socorrão de forma emergencial…

Blog do Marco D’Eça

O caos se abateu sobre o sistema de Saúde de São Luís.

O Socorrão II está fechado. O Socorrão I caminha para o colapso, e já não atende pacientes com traumas.

O caos está sobrecarregando o sistema de saúde do Estado – UPas e hospitais de urgência.

Ontem, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, mostrou a situação à procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ana Karízia Teixeira Nogueira.

– Tivemos que suspender as cirurgias eletivas no Hospital Geral, para que pudéssemos instalar 10 leitos de enfermarias porque o município de São Luís não está cumprindo sua obrigação. Os hospitais Socorrões I e II não têm médicos, remédios e estrutura para atender. Os pacientes estão chegando e não podemos deixar que as pessoas morram nas portas das nossas unidades – disse o secretário.

Murad lançou à procuradora a proposta de assumir o Socorrão de forma emergencial – a mesma proposta que j´havia feito ao prefeito João Castelo (PSDB).

Segundo o secretário, 80% dos pacientes atendidos no Hospital Geral são oriundos das UPAs, que ~já estão trabalhando com sua capacidade máxima de atendimento.

– Quero deixar bem claro que não estamos aqui reclamando da superlotação nas UPAs. O que não temos mais condições de atender, são os pacientes vítimas de trauma (fraturas expostas causadas por acidentes de trânsito, ferimentos a bala e faca, etc) e que precisam de tomografias, ressonâncias e atendimento cirúrgico – ressaltou Murad.

A única informação passada pelos dirigentes do sistema de Saúde municipal é a de que os próximos salários dos médicos dos Socorrões só serão pagos pela próxima gestão.

É um colapso no sistema de saúde em São Luís.

Que Edivaldo Holanda Júnior terá que ter muita capacidade para resolver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.