Denúncias de fraude no concurso para área de segurança serão apuradas

Uma entrevista coletiva para esclarecer denúncias sobre algumas tentativas de fraude no concurso da área de segurança, realizado no último fim de semana, será feita nesta segunda-feira (3), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), no Outeiro da Cruz.

O concurso abriu 2.379 vagas para as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, sendo 2.000 para PMs; 150 para bombeiros e 229 para policiais civis.
O secretário de Segurança, Aluísio Mendes, revelou que antes da realização do primeiro dia de provas, no sábado (1º), a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) iniciou trabalhava investigações sobre possíveis fraudes no certame estadual. As denúncias davam conta de que umas pessoas tentariam burlar o concurso. A única confirmação é que algumas pessoas foram detidas para investigação.

Mais de 500 integrantes das Polícias Civil, Militar e ainda do Corpo de Bombeiros foram empregados no trabalho de segurança do concurso. Na capital a PM utilizou 150 policiais com viaturas e equipes a pé para um patrulhamento mais eficaz. Os policiais percorreram os bairros onde foram realizadas as provas.

Os gabaritos devem ser divulgados na noite desta segunda-feira (3) no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso.

Congestionamentos e atrasos

A reportagem de O Imparcial acompanhou o movimento da capital maranhense nos momentos que antecederam o início das provas. Próximo aos locais de aplicação do certame, o intenso fluxo de veículos congestionou as avenidas e ruas vicinais de acesso. Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, repetiu-se o engarrafamento habitual dos dias úteis.

Desde a feira da Cohab, era lenta a fila de veículos que levavam candidatos a outros bairros, como Turu, Angelim, Bequimão e Cohama. À medida que se aproximava a hora prevista para o fechamento dos portões, diversas pessoas preferiam descer dos carros e ônibus, continuar o percurso a pé e garantir a chegada ao destino. Para se deslocarem, motoqueiros tinham de desviar dos demais veículos para driblar a lentidão do trânsito.

No segundo dia do certame, a coordenação do concurso se instalou no prédio da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), no bairro Turu, por ter sido esse o centro de realização da prova que reuniu o maior número de candidatos ontem.

O próprio secretário estadual de gestão e previdência, Fabio Gondim, que se encontrava no local, acompanhou o fechamento dos portões do centro universitário, às 14h. Ao conversar com a reportagem, ele destacou que esse concurso foi o maior dos últimos 20 anos no estado, e o de maior amplitude na área de segurança pública do Maranhão.

O titular da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), instituição responsável pela realização do certame, através da Fundação Getúlio Vargas (FGV), informou que os aprovados no concurso já serão admitidos com os benefícios do plano de cargos e carreiras dos servidores estaduais. Fabio Gondim disse que, durante a manhã, um candidato atrasado chegou a pular o muro da faculdade, na tentativa de conseguir chegar à sala de aula onde deveria ter realizado a prova, mas foi apanhado por policiais militares e retirado das instalações do prédio.

Em uma escola da região central, a professora de biologia Sildiane Martins Cantanhede, que concorre a uma vaga para o cargo de perito criminal, disse à reportagem que achou curto o período entre a inscrição de candidatos e a realização das provas do último fim de semana. Segundo ela, a maior dificuldade para a preparação dos inscritos nessa função foi o extenso conteúdo em diversos campos de conhecimento, inclusive sobre disciplinas diferentes da própria formação acadêmica dos candidatos.

No caso de Sildiane Cantanhede, que concluiu o curso na área biológica, a prova que ela realizou ontem envolvia questões de contabilidade geral, assunto que a professora disse conhecer pouco, e não ter tido tanto tempo para estudar quanto precisava.

Reunindo 54.502 inscritos para os cargos de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de delegados, escrivães, investigadores e peritos criminais da Polícia Civil, a etapa do concurso realizada nesse fim de semana envolveu provas objetivas de múltipla escolha e prova escrita discursiva. A organização do concurso informou que os candidatos que não tiverem comparecido às provas foram eliminados automaticamente.

O imparcial.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.