‘Tema surpreendeu’, dizem candidatos de Rondônia sobre redação do Enem

Em Porto Velho, a maioria dos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) afirmou que o tema da redação ‘surpreendeu’. Apesar da surpresa, todos os entrevistados pelo G1 disseram que, por ser um tema que retrata a atual situação do estado, a redação não foi problema.

Para Renan José dos Santos, de 17 anos, o tema foi bem visto pelos alunos de Rondônia. “Eu esperava algo sobre violência, mas acredito que tenha conseguido uma boa nota na redação. Já matemática não é o meu forte, não é minha área”, contou o universitário, que já cursa direito, mas pretende conseguir uma bolsa do Prouni.
Apesar de esperar por temas relacionados ao meio ambiente, Robert Santana, de 16 anos, gostou do seu desempenho na prova. Segundo ele, o primeiro dia abordou assuntos mais difíceis, justamente por causa das questões de física e química.

Rebecca Louize fez o Enem pela primeira vez, para testar o conhecimento. Para ela, o tema da redação foi bastante positivo para a população de Rondônia. “Para nós o tema foi muito pertinente e muito bom, pois é um assunto que conseguimos ver na nossa realidade. Não esperava, mas achei bom, porque sabia sobre o tema”, contou a estudante.

Conteúdo
Segundo os candidatos, as questões abordaram vários assuntos que fazem parte do currículo escolar. Para Rebecca Louize, a prova de português levou em conta temas literários e não ficou presa à gramática.

Raysllee Michalski, de 17 anos, não soube afirmar se o divulgado apresentado no edital foi realmente aplicado nas provas. “Nem olhei o edital para saber”, disse o jovem, que afirma ter feito uma boa prova.

Vários candidatos afirmaram que matemática teve o conteúdo mais complexo e difícil. Renata Alves, de 18 anos, quer cursar medicina e acredita em uma boa nota, mas afirma que na prova de matemática várias questões foram respondidas a base de ‘chute’.

A exceção é Rayna Andressa Cardoso Dias, de 15 anos. Para ela, matemática teve questões fáceis, principalmente as de porcentagem e fatoração. A adolescente, que fez o Enem para testar os conhecimentos, disse ainda que os vários textos deliteratura deixaram a prova cansativa.

G1.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.