Cláudio Azevedo discute a construção de diques e a perenização dos lagos da baixada

Blog do Jânio Arley 

Audiência pública realizada hoje pela manhã, na Assembléia Legislativa do Estado, discutiu a construção de diques e a perenização de lagos na Baixada Maranhense.

A audiência pública foi presidida pelo Deputado Estadual Jota Pinto, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, e contou com a presença do Secretário Estadual de Agricultura Cláudio Azevedo, além de técnicos da pasta, que fizeram uma explanação geral sobre o projeto de construção de diques e perenização que o Governo do Estado pretende desenvolver.

Vários prefeitos eleitos por municípios da baixada, durante as eleições deste ano, acompanharam a audiência pública, realizada no plenário da Assembléia Legislativa.

O Deputado Jota Pinto considerou positiva a audiência pública na Assembléia Legislativa, com a presença do Secretário Estadual de Agricultura Cláudio Azevedo, discutindo a construção de diques e a perenização dos lagos em toda a região.

Concluído o projeto, teremos futuramente um pantanal na região ocidental do Maranhão. Veja a entrevista em vídeo com Jota Pinto.

Ao final da audiência pública, o repórter Jânio Arlei conversou com o Secretário Estadual de Agricultura, Cláudio Azevedo, que falou sobre as dúvidas dos deputados e discorreu sobre os diques a serem construídos, e a perenização dos lagos na baixada.

Azevedo ressaltou ainda, que a obra é uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, e após sua conclusão vai transformar a vida de milhares de pessoas.

“UM ESPECIALISTA QUE NÃO FOI CONSULTADO”

Um detalhe importante que deve ser lembrado. Foi o Professor Manoel Bordalo, na época, Diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em 2007, no Governo Jackson Lago, quem informou ao governador, da necessidade de implantação de um programa de perenização das águas da Baixada Ocidental maranhense.

Bordalo coordenou um estudo entre 2007 e 2008, que tratava das obras estruturantes da Barragem de Cajarí, e do dique (70km de extensão) que vai da MA-014 até Bacurituba. O estudo deu origem ao Programa de Perenização das Águas da Baixada Ocidental Maranhense, que previu a construção de várias barragens de pequeno porte nas enseadas, conceito criado inclusive, pelo Professor Manoel Bordalo.

Na época foram destinados 46,7 milhões de reais, para a construção da barragem sobre o rio Maracú em Cajarí, solucionando o problemas dos sete lagos em Viana.

O Professor Manoel Bordalo assistiu a audiência pública do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, e fez apenas um comentário: ” o programa elaborado anteriormente, é muito mais abrangente, que o projeto atual”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.